Etiqueta no Trabalho

Saiba como aplicar a etiqueta em situações de trabalho para melhorar sua imagem.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Variedades

Como já dissemos em outro texto, a etiqueta é um conjunto de regras criado para facilitar o convívio social. Há um lugar que ela se encaixa muito bem fazendo papel de intermediadora de relações: no trabalho. De acordo com o que é mais cortês e educado é muito mais simples conseguir criar boas relações no ambiente de trabalho, com clima de respeito mútuo e gentileza.

ambiente corporativo

Etiqueta no Trabalho – no Dia a Dia

São muitas as possíveis situações, que podem acabar de forma constrangedora para uma das partes envolvidas, no dia a dia empresarial. Como lidar com essas possibilidades?

No elevador: o elevador é um problema quanto a conversas e hábitos, nesses poucos minutos que se passam dentro deles, muito se sabe sobre as pessoas. Quando estiver conversando com alguém enquanto aguarda o elevador, saiba já ter uma saída para interromper a conversa ao entrar. Embora termina-la dentro seja um hábito, as pessoas que compartilham esse espaço não precisam se envolver nos seus assuntos.

Um medo para a maioria é encontrar o chefe, pois um lugar fechado cria um clima de que há necessidade em puxar assunto. O melhor a fazer é apenas dar um bom dia, se for o caso, e se conter. Nem sempre conversas são as melhores formas de vencer um momento tímido.

Troca de e-mails: hoje em dia os e-mails são os grandes empregados dos escritórios e empresas, é através deles que muitas decisões urgentes são tomadas. Mas há uma forma correta de escrever para o colega de trabalho? Se a troca de mensagem for com um desconhecido ou pessoa de um escalão mais alto, manter o tom formal até que a pessoa dê por desnecessário é o ideal. Mas, se  o e-mail for encaminhado a um conhecido ou amigo, um tom mais descontraído – porém adequado à formalidade do trabalho, pode ser empregado sem problema.

Reuniões: para muitos reuniões diárias são rotina, mesmo assim, há detalhes que podem escapar. Algumas coisas são óbvias: se concentrar em quem está comandando e desligar os celulares é o mínimo, os smartphones prendem a atenção e parecem ser uma necessidade todo o tempo, mas não o são. Para quem se atrasa ou precisa sair mais cedo, a dica é quase a mesma: escolha um lugar próximo à saída, evite barulhos ou chamar atenção, se possível desculpe-se com o chefe de reunião. Se você é novo na empresa, lembre-se que saber ouvir é a melhor escola, nesse momento você ainda tem muito o que aprender sobre como as discussões se desenrolam nesse ambiente, evite gafes.

Etiqueta no Trabalho – Ocasiões Especiais

Dar Festas: nem sempre você quer todos os seus colegas de trabalho em uma festa pessoal, como passar o convite aos mais chegados e conseguir sair sem passar por uma situação apertada com os demais? Diga as pessoas que se trata de uma reunião pequena, apenas para os mais íntimos e por isso há um número limite de convidados.

Participações em Festas: contribuições para presentes dos colegas são bem vistas, assim como a participação em amigos secretos, o contrário faz com julguem o colega como um antipático.

Almoços com Clientes: em almoços de negócios há alguns poucos detalhes, a pessoa que convidou, ou empresa, deve se dispor a pagar, portanto não se ofereça para contribui. Sobre bebidas, também fica a critério do anfitrião, se este é você, pode pedir desde que saiba que não irá se alterar. Para começar a comer, é mais cordial esperar que todos tenham se servido.

>