Modelo De Currículo

Dicas para fazer uma boa síntese curricular

Artigo publicado por Maria nas categorias: Empregos, Serviços, Trabalho, Variedades

Entrar no mercado de trabalho ou procurar um emprego na área não é uma tarefa fácil. Com a competição profissional cada vez mais acirrada, é importante que o candidato que pleiteia uma vaga em uma empresa deixa seu currículo objetivo, simples, que fale de suas qualificações e ao mesmo tempo esteja impecável. Mas por onde começar? O que colocar e o que deixar de fora? Veja algumas dicas essenciais:

Formatação

A principio de conversa é necessário definir a formatação do seu currículo. Segundo as normas da ABNT- Associação Brasileira De Normas Técnicas, textos técnicos e/ ou profissionais devem estar com as fontes Times New Roman ou Arial, tamanho 12.

A formatação de um texto, por mais simples e banal que isso possa parecer, diz muito sobre um currículo, então procure fazer corretamente.

Dados Pessoais

Essa parte do currículo não é nenhum segredo, mas ainda assim há erros de formatação. Há pessoas que colocam o nome no lado esquerdo ou direito da página e é incorreto. Essa formatação não dá destaque, tampouco atende às normas de Currículo. O nome deve estar em destaque com negrito, centralizado e tamanho doze. Não é necessário colocar em caixa alta (letras maiúsculas), essa opção fica a seu critério.

Modelos de curriculo

No endereço, coloque alinhado à esquerda da página, contendo o nome da rua, bairro, número, cidade, estado.

Após colocar o endereço coloque os seus contatos, celular, telefone residencial e um e-mail, e de preferência um email com endereço neutro, não aqueles com nomes mais informais que você utiliza com seus amigos no Outlook ou para bate-papo. Caso não tenha, é aconselhável fazer um que tenha o seu primeiro nome e o ultimo, mesmo que contenham números de identificação no final, mas nada de apelidos no endereço de email, ok?

Não é necessário colocar o RG ou o CPF, caso a pessoa que pretende lhe contratar peça, informe quando esta entrar em contato.

Objetivo

No objetivo você irá colocar o nome da vaga que está concorrendo. Está em dúvida? Decida-se, pois as empresas sempre ficam com o popular “pé atrás” com quem não coloca um objetivo. Passa a impressão de que se trata de uma pessoa, insegura, indecisa, portanto pense bem e tenha foco ao que pleiteia.

Formação Acadêmica

Nessa parte do currículo você coloca os lugares onde se formou, seja faculdade ou ensino médio, cursos de línguas, caso possua entre outros que lhe qualifiquem a vaga pretendida. Com o nome do curso, coloque a instituição e o ano de conclusão ou a ser concluído.

Experiências Profissionais

Coloque de maneira sucinta todas as suas experiências de trabalho anteriores, colocando o cargo, o nome da empresa e o tempo em números precisos que ficou nessa função ao término.

Características Adicionais

Não é uma parte obrigatória do currículo, mas denota uma maturidade e um desenvolvimento pessoal do candidato à vaga. Nesta parte procure ser objetivo e dizer quais as suas características positivas em um ambiente de trabalho. É uma parte do currículo que deve sempre contar a seu favor, na verdade é uma síntese do seu aprendizado pessoal no mercado de trabalho e em seu ambiente.

>