Como Abrir uma Empresa

Abrir uma empresa requer documentação específica e muita paciência para atender a todas as burocracias

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Documentos, Variedades

Ter a própria empresa, não depender daquele chefe, muitas vezes chato e turrão, é um dos grandes sonhos de profissionais de todas as idades. Mas muitas vezes, as pessoas desistem no meio do caminho por toparem com alguma burocracia e não conseguirem resolver, ou mesmo por falta de recursos financeiros e orientação necessária. Se você tem planos de abrir seu negócio próprio, saiba os procedimentos de como abrir uma empresa oficialmente e funcionar regularmente.

Como Obter CNPJ

Abrir uma empresa não significa que você precise necessariamente de uma loja física ou um estabelecimento instalado. Abrir uma empresa, na verdade, dará a você e, se tiver, seus sócios, todos os poderes mediante a utilização do nome, um número de registro (CNPJ) que você precisará utilizar em diversas ocasiões para reconhecimento, registro de documentos e até mesmo solicitar empréstimos ou investimento junto a bancos e financeiras.

Registro e Regularização da Empresa

Antes de tudo, você precisa registrar o nome da sua empresa junto ao Cartório de Registro de Pessoa Jurídica ou na Junta Comercial do seu estado. A documentação varia de estado para estado. Então antes, procure a Junta Comercial para saber exatamente quais os documentos necessários para abrir uma empresa e providencie-os. Com esse processo finalizado, você receberá seu NIRE (Número de Identificação de Registro da Empresa).

Como abrir uma empresa

Com o NRE em mãos, você pode solicitar o CNPJ da sua empresa, que como falamos, é a identidade da sua empresa. Esse documento você só pode solicitar junto à Receita Federal da sua localidade. No site da própria receita, você pode fazer essa solicitação através de um programa desenvolvido pelo órgão para tal função. Dependendo da sua empresa, você precisará de uma certificação profissional. Por exemplo: escritórios de advocacia só são liberados com a apresentação da carteira da OAB.

O endereço da sua empresa

Se a sua empresa tiver um endereço fixo e for funcionar em algum estabelecimento, você precisará de um alvará de funcionamento. Essa talvez seja a parte mais burocrática de todas, portanto requer de um pouco de paciência e cuidado. O alvará, você consegue junto à prefeitura da sua cidade apresentando o CNPJ e documentos da empresa como cartão, contratos sociais etc. Com toda a documentação apresentada e o alvará autorizado você já pode comemorar.

Para concluir e poder abrir todas as portas do seu novo comércio, você só precisa da inscrição estadual que você consegue junto à Secretaria da Fazenda do seu estado conforme orientações de cada governo. Você pode obter mais informações da documentação necessária no site da SEFAZ do seu estado.

Para mais informações, assista a este vídeo:

>