Como Tirar 2a Via de Carteira Motorista

Aprenda como tirar a 2a via da sua carteira de motorista de maneira simples e rápida.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Documentos, Variedades

Se você perdeu ou extraviou a sua carteira de motorista, vai ser necessário solicitar junto ao Detran a segunda via da CNH para você poder dirigir sem problemas pela sua cidade. Se você não sabe qual o procedimento, vamos contar exatamente como tirar 2a via de carteira de motorista.

Como tirar a 2ª via da CNH?

Tirar essa segunda via não é tão complicado quanto parece, porém algumas pessoas perdem tempo por não saberem exatamente qual o procedimento e quais os documentos necessários. Se você estiver com tudo certinho, conseguirá fazer a sua solicitação em uma hora no máximo.

Antes de qualquer procedimento, você tem que marcar hora para o seu atendimento. O agendamento pode ser feito pela internet através do site do Detran do seu estado. Em alguns locais, existem postos que facilitam esse atendimento, por exemplo, em São Paulo existe o PoupaTempo, nele você pode agendar a segunda via da carteira nacional de habilitação com mais facilidade. Você pode não utilizar o agendamento pela internet, porém terá que ser atendido por ordem de chegada e pode dessa forma passar pelo infortúnio de enfrentar uma fila demorada.

Segunda via da carteira de motorista

Mais abaixo, colocaremos uma lista de todos os documentos necessários que você não pode deixar de apresentar no momento de tirar a 2a via da carteira de motorista. Caso esqueça de algum documento, terá que passar pelo procedimento todo novamente.

Precisa fazer exame médico?

Não será necessário se sua habilitação estiver em dia. Caso tenha vencido, você terá que passar por um exame médico habitual do Detran.

Precisa fazer provas teóricas/práticas?

Assim como nos casos de exames, apenas se você estiver com a carteira definitiva com data vencida. Caso contrário, o procedimento consiste apenas em fazer a solicitação.

Documentos necessários

Você precisará de:

  •  Comprovante de residência. Esse comprovante tem que ser da cidade de registro da sua carteira de motorista. Caso você não tenha, terá que fazer a transferência da CNH para a nova cidade. Esse procedimento é feito no próprio Detran.
  • Boletim de Ocorrência (BO). Esse documento é solicitado principalmente em caso de perda e roubo. Você só conseguirá tirar uma segunda via da sua CNH sem o boletim de ocorrência em caso de extravio e com a apresentação da CNH danificada.
  • Carteira de Identidade e CPF. Esses documentos são as provas da sua solicitação assim como serão utilizados para identificar sua carteira de motorista.
  • Comprovante de pagamento da taxa do serviço. Esse boleto pode ser emitido no site do Detran

Pronto, sabendo de todo o procedimento, você poderá encaminhar seu pedido ao Detran para a retirada da sua nova CNH. Lembre-se de que dirigir sem carteira é considerado crime e caso você ainda esteja com a carteira provisória, ela será recolhida e você perderá o direito de dirigir.

>