Como Tirar Passaporte

Emissão do passaporte é importante para quem planeja viajar para o exterior.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Variedades

As viagens internacionais têm se tornado mais acessíveis aos brasileiros. Pacotes e tarifas estão com preços mais baixos, oferecendo a oportunidade de viajar para o exterior. O primeiro passo é saber como tirar passaporte,  o documento de identificação internacional. O processo de emissão do passaporte leva cerca de 60 dias, entre a solicitação e a retirada.

Como tirar passaporte

O primeiro passo é entrar no site da polícia federal www.dpf.gov.br, e selecionara opção requerer passaporte. Será encaminhado para uma página onde deverá preencher todos os campos corretamente. Ao final será emitido um número de protocolo e uma guia de pagamento da taxa para emitir o passaporte – GRU.

Dúvidas sobre o preenchimento podem ser sanadas através do telefone 194. Somente com todos os dados preenchidos será emitida a guia de pagamento. Ao final do preenchimento, digite o código de segurança e clique em confirmar. Na nova página serão exibidos três botões, clique em “gerar protocolo”, depois “gerar GRU” e por fim “fechar”.

Como tirar passaporte

A GRU deve ser paga até a sua data de vencimento. Depois é preciso comparecer a um posto da Policia Federal com os documentos necessários exigidos. É obrigatória a presença do requerente na unidade do DPF, inclusive menor de 18 anos. É preciso fazer um agendamento na maioria das unidades do DPF (departamento da Policia Federal).

No próprio site é possível encontrar os postos e agendar um dia e horário. Não é mais preciso levar uma foto, o próprio departamento tira a foto no dia da entrega dos documentos, e faz o recolhimento da assinatura e digital eletronicamente. Junto aos documentos necessários deve ser levada a GRU já paga junto com o comprovante de pagamento.

Documentos necessários

Os documentos necessários são documento de identidade, título de eleitor e comprovantes de que votou na última eleição, comprovante de quitação do serviço militar para os homens, para os estrangeiros certificado de naturalização, comprovante de pagamento da taxa para emissão do passaporte. CPF do requerente ou do responsável (para menores de 18 anos) e passaporte comum ou de emergência anterior, quando houver (válido ou não). A não apresentação deste último implica em pagamento da taxa em dobro.

São aceitos como documento de identidade além do RG, carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional; carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar; passaporte brasileiro anterior; carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN, carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei; carteira de trabalho e previdência social – CTPS.

Quanto custa para tirar o passaporte

A taxa de emissão para o passaporte é de R$156,07 pagos através do boleto emitido após o preenchimento do cadastro no site da Policia Federal, guia GRU. Caso não seja feito o pagamento é preciso emitir uma nova guia no site. Sem o pagamento e o comprovante não é possível emitir o passaporte.

Outras informações para tirar passaporte

Não existe uma renovação de passaporte, caso ele vença, são exigidos os mesmos documentos novamente, ou seja, é preciso fazer um novo passaporte. Eles tem uma validade de até 5 anos, para crianças menores de 4 anos, ele terá a validade definida de acordo com a sua idade. Por exemplo, uma criança de 1 ano tem seu passaporte válido por um ano.

Depois de comparecer à Polícia Federal o prazo de emissão é de no máximo 6 dias úteis, e a retirada é feita no mesmo local onde foi solicitado. Os passaportes requeridos e não retirados no prazo de 90 (noventa) dias são cancelados. Dúvidas sobre o processo podem ser tiradas através do site www.dpf.gov.br, ou pelo telefone 194.

Para mais informações, assista a este vídeo:

>