Como Tirar 2a Via RG?

Emissão da segunda via do documento de identidade é feita quando o segundo foi extraviado ou esta em mau estado de conservação

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Variedades

A carteira de Registro Geral (RG), ou mais popularmente conhecida como carteira de identidade, é um documento muito importante para o cidadão, com ela você pode se identificar para fazer concursos, abrir conta no banco e etc.. No passado, tirar seu RG era um processo demorado e dispendioso que necessitava de muitas etapas, hoje ela pode ser emitida em um dos postos do Poupatempo do estado de São Paulo que forneçam esse serviço. O programa do Poupatempo foi implantado em 1996, e em um único espaço oferece serviços como Emissão do RG primeira e segunda via, segunda via de carteira de motorista, entrada no seguro desemprego, entre outros. Para usar melhor este benefício, você precisa saber como tirar 2a via RG.

Nos outros estados, para saber como e onde tirar 2a via RG, é preciso procurar um local de atendimento da Secretaria do Estado de Segurança Pública, órgão responsável pela emissão dos RG.

Como tirar 2ª via do RG

Para tirar a segunda via do RG é preciso apresentar os documentos de certidão de nascimento, casamento original e cópia, foto 3×4.

Segunda via de RG

Para os casos em que a certidão esteja em mau estado de conservação ou tenha sido perdida, é preciso pagar uma taxa. Em São Paulo o Poupatempo cobra uma taxa de R$ 26,18  (vinte e seis reais e dezoito centavos). Para casos de roubo, é preciso levar além dos documentos, o Boletim de Ocorrência (B.O), assim fica isento de pagar a taxa.

Também estão isentos da taxa cidadãos que se declararem pobres, assinando a Declaração ou Termo de Pobreza e apresentando no dia, homens acima de 65 anos, mulheres acima de 60, desempregados há pelo menos 3 meses apresentando carteira de trabalho atualizada.

Procedimento para tirar 2a via da carteira de identidade:

Para tirar RG na segunda via é preciso que original tenha sido extraviada e sejam cidadãos brasileiros natos, brasileiros naturalizados, cidadãos de nacionalidade portuguesa, brasileiras casadas no exterior e filhos de brasileiros nascidos no exterior. Para fazer o procedimento nos poupatempo de São Paulo é preciso agendar através do site.

Entrega de 2a via RG:

Após fazer a entrega dos documentos, foto, recolher digital e assinatura, o tempo para emitir o RG pode levar até 10 dias úteis no máximo. Em casos de erro de digitação no documento, para que a nova via seja emitida sem custos é necessário que a reclamação seja feita em um prazo de 90 dias a partir da data em que o documento foi emitido.

Para mais dicas, assista a este vídeo:

  • MARIA disse:

    terei segunda via do RG DO MEU FILHO MANDARAM ERRADA PAGUEI A TAXA A MOÇA QUE ME ATENDEU FALOU QUE VOU TE QUE PAGAR DE NOVO O FORMULARIA O QUE DEVO FAZER ESPEREI 60 DIAS PRECISO LOGO

  • >