2a Via de Certidão Negativa de Débitos

A Certidão Negativa de Débitos é necessária para efetuar alguns tipos de negócio

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Variedades

A Certidão Negativa de Débito é um documento expedido pela Receita Federal e que comprova que o solicitante não possui pendências com órgãos públicos, em caso de empresas, nenhuma irregularidade junto à Receita Federal. Solicitar uma CND é bem simples e se você não possuir pendências, pode ser feita rapidamente pela internet através do site da Receita Federal. Em alguns casos, precisamos emitir a 2ª via e nesse caso você também não terá dificuldade alguma.

Emissão de 2ª via de Certidão Negativa de Débito

A emissão de 2ª via de Certidão Negativa de Débito também é feita pela Receita Federal e pode ser emitida rapidamente tanto pela internet quanto em postos de atendimento. Entretanto, se você precisa uma segunda via autenticada, deverá fazer o pedido na Secretaria da Fazenda do seu estado, tanto pela internet como pessoalmente em algum posto do órgão.

Em caso de emissão de segunda via em postos de atendimento, terá que obedecer ao prazo para emissão que varia de acordo com cada cidade, o que geralmente está em até 10 dias úteis após a solicitação. Para saber qual o posto mais próximo de você, basta consultar o site da receita e escolher o endereço.

Segunda via de CND

Como solicitar pela internet

Pela internet, o procedimento para 2ª via das certidões negativas de débito é feito rapidamente, bastando apenas resgatar o seu formulário com o CPF ou CNPJ cadastrado na primeira emissão.

Lembrando que as certidões negativas de débito têm validade de 180 dias, portanto para retirada de segunda via, você terá que ter o prazo da primeira solicitação ainda vigente, caso contrário deverá solicitar uma nova certidão fazendo todo o procedimento novamente.

A solicitação da segunda via da CND pode ser feita através deste link  e está liberada em seguida, após a solicitação.

Qual a validade a partir da data de emissão?

Após a emissão da segunda via, sua certidão negativa de débito tem uma validade máxima de 60 dias. Lembrando claro, que esses 60 dias devem estar dentro do prazo de 180 dias que é a validade do seu documento, caso essa validade tenha um prazo menor que 60 dias, este será também o prazo de validade da sua segunda via da certidão negativa de débito.

>