Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é o primeiro documento do cidadão brasileiro

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Variedades

Quando uma criança nasce não tem carteira de Identidade e usa como documento de identificação a certidão de nascimento, dessa forma garante seus direitos de acordo com a constituição federal. Por esse motivo é tão importante fazer o registro imediato de uma criança e evitar que essa tenha problemas futuramente como não poder se matricular em escola, ou receber atendimento público ou privado, entre outros.

Vamos aqui entender melhor como funciona, para que serve e como tirar uma certidão de nascimento para recém-nascido.

O que é e para que serve?

A certidão de nascimento é um documento de registro dado à criança assim que ela nasce. Até esta completar a maioridade, a certidão de nascimento é utilizada como registro de identidade e solicitada para qualquer tipo de procedimento legal para/com aquela pessoa.

Certidão de nascimento

Uma pessoa sem certidão de nascimento não poderá se ausentar da sua cidade de origem, por exemplo.

Como tirar a certidão de nascimento?

Os registros de nascimento podem ser solicitados rapidamente em qualquer posto de atendimento credenciado para esse serviço ou cartório. Ele pode ser feito mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  • Declaração do hospital informando o dia, a hora e o local do nascimento juntamente com o nome dos pais.
  • Documento de identidade da mãe

Munido desses documentos, qualquer responsável maior de 18 anos pode registrar a criança. Em caso de mudança de país, terá de ser solicitada uma certidão de nascimento internacional traduzida para a língua do país de destino. Caso você já tenha a sua certidão porém ela ainda esteja no formato antigo, pois o formato das certidões mais antigas eram diferentes, você também pode requerer uma certidão de nascimento atualizada e com alguma correção caso necessário.

Os postos de atendimento social, como o PoupaTempo em São Paulo, estão autorizados para registro desse documento, então você também pode se dirigir até um desses para verificar se o serviço é cobrado ou grátis e requerer a nova certidão.

Para mais informações sobre a importância da certidão de nascimento, assista ao vídeo abaixo:

Como tirar a certidão de nascimento pela internet?

Com o avanço tecnológico, hoje você pode solicitar diversos documentos oficiais sem sair de casa. A emissão desses documentos é feito pela instituição e você recebe em casa gratuitamente. Se não registrou ainda seu filho, pode fazer isso junto ao Cartório Online na internet.

Em caso de solicitação de segunda via, você deve se informar a circunscrição para retirada gratuita da certidão de nascimento online.

  • Joe f cruz disse:

    Bon dia,meu filho e brazileiro,foi adotado por min estamos vivendo nos u.s.a. estou a precisar de nova certidao de nascimento,para poder tirar o passaporte con o novo nome dele…que faco…obrigado

  • larissa almeida disse:

    gente coma vegetal faz bem para saúde ta gente bjssss

  • >