2a Via de Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é o documento de identidade oficial até a maioridade, saiba como solicitar a segunda via da mesma.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Variedades

A certidão de nascimento é um registro oficial para atestar que você legalmente é um cidadão com todos os seus direitos e deveres. Até uma pessoa alcançar a sua maioridade, a certidão de nascimento é o documento oficial solicitado como identidade então saiba como tirar a 2a via da certidão de nascimento caso tenha-a perdido.

Então se você está aí se perguntando “Como faço para tirar a 2ª via da minha certidão de nascimento?”, temos algumas dicas que vão facilitar, com certeza, esse processo e você não ficará sem seu documento.

Como tirar 2ª via de Certidão de Nascimento

Você pode solicitar a segunda via da sua Certidão de Nascimento no mesmo cartório em que ela foi tirada. Esse é o meio mais rápido de fazer o pedido e ter o documento em mãos. Entretanto, algumas vezes, a pessoa não mora mais na cidade onde nasceu e não tem como se locomover até o lugar, nesses casos você pode fazer a solicitação pelos Correios ou em postos de atendimento social, como o PoupaTempo em São Paulo. Nessa segunda opção verifique a possibilidade de conseguir o documento grátis, já que alguns cartórios cobram uma pequena taxa pelo serviço.

Segunda via de Certidão de Nascimento

Fazendo essa solicitação pessoalmente, você precisará apresentar a cópia de qualquer documento de identidade, principalmente se a certidão for de alguém que não esteja ainda na maioridade. Para solicitações fora do cartório de origem, você tem que informar o nome do cartório, cidade e data do registro.

Como tirar 2ª via de Certidão de Nascimento pela internet

Hoje você também já pode fazer o pedido da sua segunda via da certidão de nascimento pela internet utilizando o site do próprio cartório onde ela foi registrada ou através do Cartório Eletrônico, um sistema de cartório que funciona totalmente online e você pode fazer não somente pedido de segunda via como outros serviços e receber o documento em casa. Visite o site clicando aqui.

Para mais informações sobre como solicitar a 2a via de sua certidão de nascimento, assista ao vídeo abaixo:

  • Luis Fernando disse:

    quero tira a minha segunda via

  • Luis Fernando disse:

    Quero tira a minha segunda via de cestidão de nascimento

  • >