Como Transferir Conta de Água

Quando você muda de imóvel, é necessário fazer transferir a conta de água

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Serviços, Variedades

Sempre que mudamos de um imóvel para outro, precisamos mudar a titularidade da conta de água. Transferir essa conta não é um processo complicado, porém algumas pessoas ainda têm dúvida sobre os procedimentos assim como os documentos necessários, o que acaba atrasando um pouco esse processo, por isso vamos ensinar como transferir conta de água de maneira simples e fácil.

O que devo fazer para solicitar a transferência de nome na conta de água?

As transferências de titularidade hoje podem ser feitas em qualquer posto de atendimento da sua companhia de fornecimento de água ou até mesmo online, através da internet. Você precisa apenas da documentação devidamente regularizada e após a solicitação, aguardar o prazo disposto pela empresa.

Transferência Pessoa Física

Se a transferência for para pessoa física, o processo é bem simples e você precisa apenas dos principais documentos pessoais:

Transferência de conta de água

  •  CPF do solicitante
  •  RG ou qualquer outro documento oficial com foto do solicitante.
  •  Contrato de aluguel do imóvel ou escritura de compra e venda do mesmo.

Todos os documentos devem ser originais ou cópias autenticadas. Caso o solicitante não possa fazer a transferência pessoalmente, o encarregado deve apresentar uma autorização por escrito e com firma reconhecida em cartório.

Transferência Pessoa Jurídica

O procedimento para transferência da conta de água de uma pessoa jurídica é basicamente o mesmo citado acima, porém como se trata de um estabelecimento comercial, são necessários os seguintes documentos também:

  •  CNPJ da empresa em questão
  •  Inscrição estadual ou municipal.
  •  Contrato e documentos do encarregado da empresa para com a companhia de água.

Quanto tempo leva para transferir a conta de água?

O prazo vai variar de companhia para companhia, mas a maioria adota o prazo de 20 dias úteis, o que é equivalente à próxima fatura gerada para o imóvel. Em caso de débitos, a transferência só poderá ser feita após a quitação dos mesmos.

Principais Empresas de Abastecimento de Água

Cada estado possui sua empresa de abastecimento de água, escolhemos algumas das principais do nosso país para que você possa consultar pela internet e conhecer um pouco mais.

Sabesp (São Paulo)

Cedae (Rio de Janeiro)

Copasa (Minas Gerais)

Embasa (Salvador)

Caesb (Brasilia)

Considerações Finais sobre a transferência de titularidade de conta de água

Passar de uma pessoa para outra a conta de energia é bem simples como vocês puderam perceber, porém se você tem um imóvel, é muito importante acompanhar a quitação dessas contas para evitar problemas futuros, principalmente em caso de transferência, que como falamos mais acima, só pode ser feito com todas as contas quitadas.

  • ulda disse:

    transferir conta de agua do nome de outra pessoa pra o meu sou proprietaria

  • jorge alexei disse:

    olá!comprei um imóvel cuja a pessoa que o nome está na conta de água faleceu, e então os irmãos responsáveis vendeu para uma pessoa xy e eu comprei a casa com a pessoa xy.como fasso para transferir a conta de água para meu nome e evitar pagar multa por se caso houver saldo negativo de água pelo falecido?

  • paulo freitas disse:

    ola alugei um imovel e gostava de saber se da para fazer a tranferencia e se tinha algum custo ?
    aguardo resposta obrigado

  • jailma de souza moura disse:

    quero saber como posso tranferir pela internet a conta de água da minha nova residência/

  • demerval filho disse:

    quero transferir endereço de conta de água o que faço.

  • henrique disse:

    moro na casa do meu sogro e quero transferi a comta do nome dele para o meu porque ele se mudou como que eu faso pra muda

  • henrique disse:

    ola moro na casa do meu sogro e ele não mora comigo mas a comta esta no nome dele e quero passa para o meu nome como que eu faço

  • maria do carmo oliveira disse:

    Eu vendi uma casa em São Paulo ê os proprietário não tirou a conta de água do meu nome agora tem três contas somando mais de mil e duzentos reais o meu marido foi em uma agência e não conseguiu tirar o meu nome se sujarem o meu nome eu irei tomar providência

  • loide disse:

    a conta de agua nossa esta no nome do meu marido eu sou casada e moramos em outro estado e a pergunta é.Como faço p transferir p meu nome? ob.A agua foi cortada, tem como fazer vinha internet?

  • >