Usar Água Quente Pode Encolher as Roupas?

Confira o porque da Água Quente Encolher As Roupas

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas

O que encolhe ou não as roupas depende muito do material em que ela é feita e a qualidade de sua manufatura. Muitas pessoas sabem que alguns tecidos são esticados para economizar material e essas roupas acabam encolhendo de qualquer forma.

Mas, dando uma resposta mais simples e direta a essa pergunta: Sim, na maioria das vezes a água quente vai encolher as roupas. Isso porque a maioria das nossas roupas têm algodão nelas e a água quente encolhe as roupas cem por cento algodão, podendo encolher as de material misto também. O ideal é comprar roupas pré-lavadas para não correr esse risco.

O ideal é evitar a água quente na lavagem a não ser que seja uma lavagem pesada. A água quente nas máquinas de lavar deve ser usada somente para casos de roupas mais sujas como os panos para limpar chão, meias e tapetes.

Siga as Instruções da Etiqueta

A melhor forma de evitar que sua roupa encolha é seguir as instruções que existem nas etiquetas. Aqueles símbolos são instruções de lavagem. Lave a mão as roupas que tenham essa instrução nas etiquetas e siga também a temperatura da água sugerida na etiqueta e a forma de secagem, de passar e de alvejar (algumas suportam o alvejante, outras não).

Água quente estraga roupas?

Como Encolher a Roupa

Agora se você pretende encolher sua roupa porque ela veio grande demais ou alargou, então a água quente e a máquina de secar são suas amigas. Mas, é melhor seguir instruções mais específicas para o material. As roupas de algodão irão encolher com água quente com certeza. Ferva a água e deixe a peça de molho por cinco minutos e deixe-a esfriar, torça e ponha-a para secar. Quanto mais quente e quanto maior o tempo de molho, mais a roupa irá encolher. Na máquina de secar, coloque-a para secar depois de uma lavagem quente na máquina de lavar, mas escolha um programa médio, pois a máquina de secar muito quente pode estragar sua roupa.

Essa técnica também funciona com a lã. A máquina de secar também encolhe poliéster e jeans, mas no programa com a temperatura alta.

>