Antioxidantes Naturais

Conheça tudo sobre esse tipo de alimento.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Dicas

Os radicais livres são indesejáveis produtos da oxidação das células, que ocorre a todo momento no nosso organismo. Esses radicais livres são indesejáveis porque eles ficam soltos no nosso corpo, ligando-se a outras substâncias e formando compostos perigosos, que podem prejudicar nosso coração, gerar tumores e contribuem para o envelhecimento. Nosso corpo possui defesas contra esses radicais livres, mas como a situação piora quando bebemos, fumamos, entramos em contato com a poluição e nos estressamos, essas defesas não são suficientes.

É aí que entra a importância dos alimentos antioxidantes, que irão combater esses radicais livres. Confira alguns dos principais alimentos desse tipo.

Linhaça

linhaça

A linhaça é um grão rico em fibras solúveis e insolúveis e, o mais importante, ômega 3, que tem poderes antioxidantes, é anti-inflamatório natural e ainda ajuda na regulação hormonal. O alto teor de fibras contribui para o bom funcionamento do intestino, um prolongamento da sensação de satisfação, o que retarda a fome e para a limpeza do corpo que se livra de toxinas que causam retenção de líquidos e celulite. Um ótimo alimento para a sua saúde.

Chás

Alguns chás são poderosos antioxidantes, o mais famoso e mais eficiente deles sendo o chá-verde, que muitos apontam como o segredo da longevidade dos japoneses. O chá verde acelera nosso metabolismo e anula os radicais livres, sendo sugerido tomar até quatro xícaras do chá ao dia (não mais, mas tudo bem se tomar um pouco menos). Além do chá verde, o chá de cavalinha possui uma ótima dose de silício que é antioxidante e ainda é diurético. A centelha asiática além de antioxidante estimula a circulação, e o dente de leão também ajuda a eliminar toxinas e radicais livres.

Frutas Cítricas e Frutas Vermelhas

frutas vermelhas

Esses dois grupos de frutas são aliadas do emagrecimento, da pele saudável, do organismo bem regulado, do fortalecimento das defesas do seu corpo e de um corpo mais jovem e da pele mais bonita e firme. As frutas cítricas, além de altas quantidades de vitamina C, um dos maiores antioxidantes, ainda têm os bioflavonóides, que melhoram a circulação e fortalece ainda mais o seu coração e suas veias e artérias. As frutas vermelhas são ricas em protoantocianidina, antioxidante e aliado de uma circulação regular e saudável.

Exemplos de frutas cítricas: Laranja, limão, acerola, laranja da lima, tangerina, limão pérsia. Exemplos de frutas vermelhas: Morango, framboesa, mirtilio, goiaba vermelha e uvas vermelhas.

Maçã

Algumas culturas dizem que uma maçã ao dia nos mantém longe dos médicos. E é verdade. A maçã possui ótimas quantidades de duas substâncias com ação antioxidante, os polifenois e a vitamina C. A vitamina a gente já conhece das frutas cítricas, já os polifenois, combatem os danos naturais ao sistema nervoso, evitando assim demências e outros problemas do sistema nervoso, ajudam a prevenir diabetes e pressão alta e ainda fortalecem o fígado e o pulmão. A maçã é um ótimo alimento para sua saúde em todos os sentidos e deve ser consumida diariamente.

Tomate

Por último, falamos do tomate e seu poderoso licopeno, a substância que o deixa vermelho. Ele diminui risco de câncer, atua no anti-envelhecimento, protege bexiga, pulmão, próstata, estômago e pele contra tumores e fortalece o organismo.

>