Intolerância a Lactose

Entenda como ocorre a intolerância a lactose e o que pode ser feito para reduzir os sintomas

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde

A intolerância à lactose faz com que o individuo não consiga ingerir nenhum alimento que contenha a lactose, no caso, o leite e seus derivados. E, a intolerância ocorre após ter consumido algum alimento ou substância que contenha o ingrediente. Assim que for percebido qualquer sintoma como urticárias, cólicas, tosse, língua dormente e outros sintomas, o individuo deve buscar ajuda, pois geralmente a reação ocorre de maneira rápida podendo até mesmo levar o paciente ao óbito. Para quebrar o efeito da alergia normalmente é aplicada medicação como remédio anti-histamínico que irá auxiliar na melhoria.  Essa reação alérgica também ocorre como uma espécie de defesa errada do organismo, que acredita que àquela substância poça fazer mal ao ser ingerida.

intolerância a lactose

Porque ocorre

A intolerância ocorre porque o intestino delgado não produz a enzima lactase suficiente que auxilia na absorção da substância láctea para o organismo. E, como não há as enzimas lactase necessárias o individuo não consegue consumir nenhum alimento que tenha lactose. Algumas pessoas que passaram por cirurgia intestinal, infecções do intestino delgado ou doenças intestinais podem desenvolver a intolerância à lactose.

Entre os sintomas mais comuns da intolerância à lactose estão diarréia, cólica, náusea, vômito, inchaço abdominal e entre outros sintomas. Ao primeiro sintoma o paciente deve procurar um especialista ou pronto socorro para ser feito atendimento e evitar danos a saúde. Ao descobrir ou ser diagnosticado o problema por meio de exames laboratoriais de sangue, enteroscopia, teste do hidrogênio no ar expirado com lactose, teste de tolerância à lactose e teste do ph das fezes, o especialista irá indicar o tratamento correto.

Como evitar

O ideal é que ao perceber os primeiros sintomas da intolerância à lactose o individuo deixe de consumi-lo para evitar os sintomas que podem levar a morte. Mas caso seja necessária a ingestão do alimento em questão para a saúde do paciente, este deve procurar um especialista que irá fazer o melhor tratamento para coibir essa alergia ou encontrar uma forma para substituir a falta deste nutriente e, assim, trazer o alimento ou substância para a dieta diária sem danos a saúde do individuo.

É muito importante o acompanhamento médico do endocrinologista nesses casos de intolerância à lactose,  pois em alguns casos não é necessário a substância da dieta, apenas algumas adequações e tratamento já são necessários para um tratamento eficaz e correção do problema.

produtos com lactose

Tratamento

Primeiramente deve ser evitado o consumo dos laticínios e seus derivados, isso no primeiro momento, depois, podem ser realizados alguns testes para inserir o alimento no cardápio diário do paciente. Mas essa deve ser uma decisão tomada junto com o especialista médico que irá indicar o melhor tratamento para a intolerância à lactose. Mas fique atento, pois a falta do consumo dos derivados do leite podem ocasionar desnutrição e problemas graves de saúde, por isso, ao ser diagnosticado siga corretamente a orientação do médico.

>