Infecção Urinária: Sintomas e Tratamento

Saiba tudo sobre a Infecção Urinária.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Saúde

Muito frequente em mulheres de todas as idades, especialmente as grávidas, mas ainda comum em homens, a infecção urinária é um tipo de infecção que pode ser causada por vários tipos de microorganismos e em qualquer parte do trato urinário. A infecção urinária tem nomes diferentes dependendo do local em que a infecção ocorre.

Quando o médico diz que você tem uma cistite, quer dizer que a infecção é na bexiga; quando o nome é uretrite, a infecção foi na uretra e pielonefrite acontece nos rins.

Fatores de Risco

Muitos dos organismos que causam a infecção urinária são eliminados pelo nosso corpo naturalmente, mas alguns conseguem virar uma infecção. Alguns fatores que aumentam o risco de contrair uma das infecções urinárias são: Idade avançada, diabetes, cirurgias, gravidez e próstata aumentada.

Infecção Urinária

Como foi dito anteriormente, a infecção são mais recorrentes em mulheres devido às características específicas do seu trato urinário: uretra mais curta e mais próxima ao ânus.

Sintomas

Os sintomas da infecção urinária podem variar de acordo com o local. A infecção nos rins costuma ser mais grave e tem como sintomas: febre, vômitos, sangue na urina e fortes dores nas costas. As outras infecções costumam ter como sintomas: ardência ou dor ao urinar (dependendo da gravidade da infecção), urina mais escura e com cheiro mais forte, aumento na frequência e dificuldade de segurar. Há também a possibilidade de sangue na urina em cistites e uretrites em casos mais graves em que a infecção causou um machucado.

Tratamento

O tratamento para infecção urinária só pode ser feito através de um médico, de preferência um urologista. É preciso fazer exames de urina que determinam o local e o tipo de organismo que causou a infecção. A partir desses exames o médico receita remédios de via oral, em sua maioria antibióticos.

Os remédios devem ser tomados pelo tempo que o médico mandar, pois muitas vezes o sintomas desaparecem, mas ainda há microorganismos que podem migrar até os rins (ou re-infecciona-lo). Esse tempo de medicação varia de três dias para mulheres e sete a catorze dias para homens (ou mulheres com infecções nos rins ou cistite e uretrite mais graves. Os pacientes também precisam tomar muita água durante o tratamento.

>