Acne ou Espinhas

O tratamento eficiente contra espinhas inclui cremes receitados pelo médico e algumas atitudes preventivas, que podem acabar de vez com esse incômodo.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Beleza, Bem-Estar, Saúde

A acne é um dos problemas de pele mais comuns, e podem vir a aparecer por diversas causas e fatores. E justamente por essa composição de origens, as espinhas são muito difíceis de tratar, sendo um problema que costuma ser combatido por anos. Para aqueles que já possuem certa tendência por carga genética, o problema pode aparecer já nos primeiros sinais da adolescência, causando muito incômodo em uma fase que a auto-estima já não está das melhores. Para as mulheres é mais comum a continuação do aparecimento das espinhas após essa fase, devido as diversas oscilações hormonais durante a TPM.

acne

Mesmo assim, as espinhas incomodam a todos, e levam milhares de pessoas aos consultórios médicos em busca de solução todos os anos. Muitas vezes um tratamento se mostra eficiente contra a acne, mas na maioria das vezes é necessário um programa em diversas frentes para conseguir diminuir o impacto do problema naquela pessoa. Afinal, a acne afeta o rosto, a região que talvez seja a mais sensível em termos de autoconfiança.

O que é a acne?

A acne tem origem nas glândulas sebáceas do nosso corpo. Cada poro do nosso corpo contêm uma glândula sebácea, que é responsável pela lubrificação local e pela remoção de células mortas. Essas glândulas eventualmente produzem muito óleo, o que acaba por bloquear esses poros. Esses poros acabam ficando com resíduos e diversos microorganismos que formam uma espécie de colônia na região, dando início a um processo inflamatório.

Essa obstrução no poro é chamada de comedão, e pode aparecer na forma de espinha ou cravo. Essa inflamação pode ser leve e superficial, bem como pode ser profunda e causar uma série de problemas e incômodos.

Principais sintomas

Os sintomas da acne já são conhecidos pela maioria das pessoas, já que quase todos já passarem pelo desconforto de abrigar uma espinha em qualquer parte do corpo. Cravos e espinhas são os sintomas principais e mais visíveis, enquanto sintomas secundários como vermelhidão, cistos, pístulas e cicatrizem completam esse quadro indesejável para qualquer um.

Principais tratamentos

O tratamento para a acne pode começar cedo, sendo que dessa forma há mais chances de redução de sintomas e menos danos à pele e á autoestima daquela pessoa. Um dermatologista deve ser consultado para que as causas possam ser determinadas, e a partir delas o melhor tratamento seja aplicado. Geralmente um creme anti acne é receitado pelo médico, juntamente com outros produtos e alguns procedimentos de prevenção do problema.

Os principais cremes possuem como substância ativa o peróxido de benzila e o ácido azelaico, que são famosos pelo seu combate eficiente contra as espinhas.O creme será na maioria das vezes utilizado em conjunto com um sabonete especial para remoção do excesso de oleosidade da pele, e em alguns casos cremes secativos. A higiene cotidiana, a moderação ou corte de cremes hidratantes e outros cosméticos, além da lembrança e não espremer as espinhas estão entre as recomendações mais ouvidas pelos pacientes para evitar e diminuir a acne.

Tratamentos caseiros

Os tratamentos caseiros podem não ser tão recomendados como principais armas contra a acne, mas em muitos casos são de muita ajuda. O primeiro e talvez mais conhecido tratamento envolve o chá da raiz de bardana, que é aplicado com o auxílio de um algodão ou pedaço de gase no rosto, após todo o período de fervura e descanso da raiz. Outro método muito utilizado é a “máscara” de arroz.

Ela é feita com arroz cozido que forma uma espécie de creme que é aplicado no rosto, e que retira de forma eficiente a oleosidade da pele logo na primeira aplicação. Se os remédios estiverem caros demais, essas podem ser boas opções para a luta contra as espinhas.

A importância da alimentação

A alimentação é de fundamental importância para o controle e a prevenção das espinhas. Alimentos com muita gordura colaboram para a produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas, além de muitos outros malefícios que podem trazer à saúde. Por isso, a alimentação é um dos principais fatores para evitar as espinhas, principalmente na adolescência. O chocolate pode até ser consumido, mas procure chocolates que tenham um percentual alto de cacau, e não as marcas populares do mercado que são feitos apenas de gordura e açúcar.

Assista ao vídeo abaixo e veja como você acabar com a acne (cravos, espinhas, pústulas) de maneira permanente:

Adeus Acne - Vídeo

>