Benefícios do Ácido Azelaico

Como uma solução importante no tratamento de manchas e infecções na pele, esse componente tem se mostrado eficiente e constante.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Beleza, Bem-Estar, Saúde

Mesmo nos dias de hoje, quando a indústria farmacêutica e cosmética anuncia uma nova solução a cada dia para o tratamento da pele do nosso rosto, as rugas e manchas ainda são um incômodo para muitas pessoas. Muitos remédios possuem ação demorada, e alguns de ação mais rápida são cheios de contraindicações. Na busca por esses remédios e tratamentos que podem ajudar a pele das pessoas sem atrapalhar as suas vidas, encontramos o ácido Azelaico, um poderoso remédio que esta sendo muito recomendado por especialistas para tratamentos de pele.

ácido azelaico

O ácido Azelaico é uma solução relativamente nova, mas que conta com boas especificações técnicas e o mais importante: com excelentes reviews por toda a internet.Essa substância possui sua ação concentrada nos melanócitos, células que produzem o pigmento melanina e que são responsáveis pelas principais marcas e manchas na nossa pele. O ácido age apenas quando há um excesso de pigmentação, realizando uma espécie de inibição à produção da enzima tirosinase, que estimula a produção de melanina pelo nosso corpo.

Como age o ácido Azelaico

Os produtos à base de ácido Azelaico possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana, além de ter ação especial na remoção de cravos principalmente no rosto. Os produtos vendidos no mercado que são dotados desse ácido possuem na sua composição uma porcentagem de 5% a 25% do componente, e podem ser encontrados no formato de gel ou creme. Mas pelas suas características e propriedades deve ser apenas recomendado por um médico, que poderá analisar o caso individualmente e saber se é ou não a melhor solução.

Sua ação anti-inflamatória e antibacteriana atuam diretamente contra a acne, reduzindo e a quantidade de bactérias que se formam na região onde aparecem os cravos e as espinhas, ajudando inclusive a evitar a formação dos tão indesejados cravos. Com relação às rugas, ele ajuda pela sua ação esfoliante intensa, que será também de grande ajuda no clareamento das manchas. E por falar em manchas, nesse caso o ácido Azelaico possui ação especial como já citamos, agindo principalmente sobre o melasma.

tratamento com ácido

Quando e Como Usar

Os produtos que contém esse componente podem ser encontrados em farmácias comuns e também podem ser manipulados, de forma que o remédio seja mais direcionado para determinado paciente. Após a consulta e a prescrição médica, não haverá dificuldades para encontrar o produto para a compra. O produto é indicado para todos os tipos de acne, agindo de forma efetiva contra a formação dos edemas e das manchas causadas por ela. Pode se utilizado também para tratar a hiperpigmentação pós-inflamatória, sendo que sua aplicação pode ser tanto na pele quanto no corpo.

É ainda muito utilizado para tratar o escurecimento da pele no caso de pelos encravados e foliculite em diversas regiões do corpo. Na maioria das vezes o ácido Azelaico é indicado para adolescentes maiores de 14 anos para início de tratamento, mas sob orientação médica em alguns casos aos 12 anos ele já pode ser aplicado. Sua aplicação é diária, mas de acordo com os efeitos colaterais que surgirem é possível reduzir a sua utilização, com base na recomendação do dermatologista.

Efeitos Colaterais

Alguns problemas ou irritações podem surgir com o uso do componente. Muitas vezes a pele da pessoa pode ficar irritada por algum tempo, vermelha ou descascar em alguns casos. Todos esses efeitos devem ser informados ao médico que recomendou o tratamento, que poderá diminuir a dosagem ou simplesmente parar o tratamento para deixar que a pele se recupere, retornando ao uso após algumas semana

s. Como medida de cuidado e preventiva, deve ser realizado pelo médico um teste de compatibilidade do produto com a pessoa, realizando a aplicação em alguma área do corpo e observando os efeitos nas próximas 48 horas. Esse teste pode fazer toda a diferença e orientar o tratamento para a direção e o produto correto.

>