Benefícios Da Batata Doce

Conheça quais são os Benefícios Da Batata Doce.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar

A batata doce é muito parecida com a batata tradicional, suas maiores diferenças sendo a consistência e o gosto adocicado por ser rica em açúcar. Por isso, algumas pessoas acham que a batata doce engorda mais, mas é o contrário. Na verdade, a batata doce é levemente menos calórica que sua irmã, a batata comum.

Além de ser rica em açúcar e carboidratos, a bata doce também fornece vitaminas e outros nutrientes benéficos. Ela é uma ótima substituta de outros carboidratos, por trazer mais benefícios; conheça-os.

Mais Magra

A bata doce é menos calórica que a batata comum e o arroz, mas o mais importante é que, apesar de ser fonte de carboidratos, ela tem um baixo teor glicêmico, o que faz com que ela seja digerida mais vagarosamente. Um alimento que demora mais pra ser digerido causa maior saciedade e é melhor absorvido pelo organismo. Isso faz da batata doce uma aliada ao combate à obesidade.

Benefícios da batata doce 

Já que não se pode cortar os carboidratos, é sempre bom preferir os que tem baixo teor glicêmico. Além disso, sua casca é rica em fibras e pode ser consumida. Prefira a batata doce assada ou cozida, pois frituras prejudicam o organismo e vão praticamente cancelar esses benefícios.

Previne Doenças

  • A bata doce é um dos alimentos com ação antioxidante. Na verdade, ela tem uma proteína com essa ação e, por isso, ajuda a retardar o envelhecimento e a prevenir doenças cardíacas e tumores. Ela também tem ação anti-inflamatória no cérebro e no sistema nervoso, o que impede a ocorrência de inflamações nervosas.
  • A batata doce também possui betacaroteno, a substância que dá a cor alaranjada à cenoura (e à batata doce também, ela é de um amarelo mais forte do que a batata comum, mais puxado para o laranja). O betacaroteno é o que o organismo usa para produzir vitamina A, o que fortalece o sistema imunológico e deixa a pele mais saudável. Para ajudar na absorção do betacaroteno, coma a batata com um pouco de azeite de oliva, delicioso e saudável.
  • A presença de vitamina C e da vitamina B6 faz da bata doce uma ótima comida para quem quer fortalecer o sistema imunológico e evitar doenças. A vitamina C é fundamental para a formação dos ossos, ajuda na digestão e na cicatrização e fortalece o sistema nervoso. A vitamina B6 aumenta a produção dos anticorpos, que são as células que combatem doenças. Além disso, essa vitamina regula o funcionamento do sistema nervoso e melhora a produção de hemoglobina, a célula-transporte do oxigênio no sangue, e quanto mais hemoglobina você tem, melhor será o transporte de oxigênio para as células e para o cérebro.
  • Todos esses nutrientes benéficos na batata doce também agem na redução de uma proteína chamada fibrogênio. Essa proteína fica no sangue e é importante para o processo de coagulação do mesmo. Em excesso, porém, ele causa doenças no coração como a fibromialgia e a esclerose múltipla. Reduzir sua quantidade no sangue previne o aparecimento dessas doenças.
>