Qual a melhor idade pra engravidar

A observação da melhor época da vida feminina para engravidar pode trazer mais saúde para mãe e filhos.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Mulher

Sabemos que muitas vezes os filhos vêm sem muito planejamento, mas diversos casais brasileiros ainda conseguem seguir o tempo planejado para a constituição da família. Mas quando se pensa em ter filhos, a maior preocupação é econômica, já que os gastos aumentam significativamente, e se o casal não estiver estruturado financeiramente dependerá de ajudas constantes dos familiares. Como essa situação não é a ideal para ninguém, os casais esperam por um melhor momento para que tudo saia conforme o desejado, mesmo sabendo que o destino quase sempre é imprevisível.

Mas existe um fator que muitas vezes é esquecido nesse planejamento: o fator biológico. O tempo ideal do corpo feminino para engravidar deve ser considerado em qualquer planejamento, para que haja melhores chances de engravidar, e principalmente para que não haja riscos à gravidez. As mulheres tendem a lembrar desse tempo biológico com mais frequência, mas os homens nem sempre contam com o tempo do corpo feminino. E os especialistas mostram que existe sim o tempo ideal, e que existe ainda uma época em que engravidar se torna mais arriscado do que deveria.

bebê de colo

A juventude feminina

O sinal de fertilidade da mulher é claro: a menstruação. Assim que menstrua pela primeira vez, a mulher já sabe que está fértil e que pode engravidar, mas isso está longe de indicar uma boa hora para ter filhos. Segundo especialistas, o aparelho reprodutor feminino está maduro apenas por volta dos 18 anos, o que já indicaria uma idade mais apropriada para a gravidez.

Outro fator importantíssimo ligado à idade do corpo da mulher é a ovulação: a produção de óvulos na mulher tem o seu auge entre os 20 e 30 anos, idade em que uma gravidez teria grandes possibilidades de ocorrer, se nenhum método anticoncepcional estiver em uso.

Complicações da mulher madura

Muitos especialistas afirmam hoje que a melhor idade para ter filhos para a mulher e entre os 25 e 35 anos, mesmo que a ovulação já tenha diminuído um pouco. Após essa idade, ou seja, após os 35 anos, a gravidez passa a representar alguns riscos para a saúde da mamãe e do bebê. Há riscos de hipertensão na gravidez, parto prematuro, aborto, má formação da criança, entre outro.

bebê e mamãe

Mas com os avanços da medicina de hoje e um pré-natal adequado, as chances de ocorrência desse tipo de complicação caiu muito, e muitas mulheres já perto dos 40 (ou depois dos 40, muitas vezes) já podem engravidar sem qualquer preocupação. A gravidez das mulheres de hoje é muito mais segura, e as mulheres têm mais chances de conseguir combinar o seu tempo profissional e financeiro com o tempo do seu próprio corpo.

Acompanhamento e orientação

O acompanhamento médico constante é essencial para qualquer mulher que queira engravidar, mas para aquelas que engravidam antes ou depois do tempo médio esse acompanhamento e orientação é imprescindível. O médico deve ser constantemente consultado, antes, durante e depois da gravidez, e todas as dúvidas devem ser tiradas.

A saúde da mulher em termos de condições físicas, psicológicas e emocionais influencia muito na hora de ter filhos, e o médico saberá avaliar essa situação e orientar a futura mamãe quanto aos cuidados e responsabilidades da situação.A prática de atividades físicas, alimentação, níveis de stress e até mesmo a vontade e o sonho de engravidar influenciam no processo de gestação, e esse quadro completo da situação feminina só pode ser traçado por um profissional.

>