Hábitos que Retardam o Metabolismo

O metabolismo lento pode ser o principal fator de insucesso nas dietas, mas é possível acelerá-lo com mudanças simples.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar

Muitas pessoas sofrem com dietas que não dão certo, e com a impossibilidade de perder peso de forma contínua. E colocam a culpa na dieta, na rotina, na necessidade de comer fora no horário comercial, e até na indústria alimentícia que só produz alimentos que engordam. Mas na verdade o principal “culpado” por essa dificuldade em perder peso pode ser uma característica natural daquela pessoa, que é agravada no dia a dia: o metabolismo lento.

O metabolismo é responsável pelas funções básicas e pela manutenção da temperatura corporal, sendo assim o processo que permite a assimilação dos nutrientes pela queima de energia na digestão, e ainda é o principal fator para a queima de gordura e liberação de energia do nosso corpo, para quase tudo que fazemos. Um metabolismo lento significa menos energia e menos queima de gordura, resultando em um acúmulo maior de massa corporal.

exercícios que aceleram o metabolismo

Genética e rotina

Isso pode tanto ser uma característica intrínseca daquele organismo (como vemos em pessoas naturalmente gordinhas), como pode ser ocasionado por maus hábitos criados com o tempo. Tanto no primeiro caso quanto no segundo, é possível melhorar a situação, e perder alguns quilinhos só melhorando seus hábitos, e criando uma condição em que as dietas e exercícios surtam mais efeito. Lembrando que, se o seu caso for genético e o seu metabolismo for naturalmente lento, você nunca será magra como as modelos da TV, e isso nem de longe significa que você não pode ser bonita e sexy. A aceitação é o primeiro passo para um corpo bonito, e para uma mente saudável e confiante.

Os termogênicos

Muitas pessoas apostam em compostos termogênicos para acelerar o metabolismo e para melhorar a queima de gordura no dia a dia. Eles têm o seu papel e podem sim funcionar, mas apenas se os seus hábitos e a sua dieta estiver adequada. O termogênico acelera o metabolismo pelos estimulantes contidos na sua fórmula, mas se os seus hábitos prejudicarem esse efeito, dificilmente o resultado será o esperado. Por isso, antes de comprar qualquer remédio ou suplemento, reveja a rua rotina. Muitas vezes, só isso basta para perder os quilos que você deseja e ganhar muita saúde.

O efeito do sono

O sono está diretamente relacionado à nossa qualidade de vida. Noites curtas de sono ou sono nos horários incorretos podem desacelerar o metabolismo e colaborar para o ganho de peso continuamente. O sono da noite influencia na liberação de hormônios que aceleram e desaceleram o metabolismo, para que você tenha sono na hora de dormir e disposição na hora de acordar. E a confusão dos seus horários pode criar um desequilíbrio nessa liberação, prejudicando todas as atividades corporais, e fazendo você engordar cada dia mais.

A importância da água

A água pode ser um importante elemento de ajuda na perda de peso, já que ela acelera bastante o nosso metabolismo. A água gelada, principalmente, nos faz perder mais calorias, pois obriga o corpo a esquentá-la antes da absorção, sendo que no dia a dia esse hábito conta muito. Lembre-se apenas de não tomar água nem nada gelado nas refeições, já que isso prejudica o processo natural de digestão e pode dissolver as suas enzimas.

metabolismo acelerado

A alimentação

Uma alimentação saudável regula o nosso processo de digestão, absorção e assimilação de todos os nutrientes necessários para as nossas atividades. Alimentos com muita gordura, açúcar, sal e alimentos processados ou industrializados representam um grande prejuízo ao nosso metabolismo, tanto no funcionamento quanto na velocidade. Além de tudo, a maioria deles possui várias vezes mais calorias do que estamos precisando.

Atividades físicas

Realizar atividades físicas regula o funcionamento das atividades essenciais do nosso corpo, e mantém o nosso metabolismo na velocidade adequada. A ideia do gasto cotidiano de calorias em atividades físicas evita que o corpo acumule muita gordura, e cria um “hábito fisiológico” de queima calórica intensa durante a realização de qualquer atividade. É mesmo como se o seu corpo estivesse mais vivo, mais alerta, e com certeza ele estará muito mais saudável e bonito.

>