Benefícios da Atividade Física

A prática regular de exercícios físicos traz muitos benefícios à saúde.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde

A preocupação com a saúde é algo cada vez mais presente na vidas das pessoas, principalmente porque se vive na era do sedentarismo. Passamos horas sentados na frente da TV ou computador sem qualquer atividade física, e isso começa a prejudicar nosso corpo e mente. O índice de obesidade cresce a cada ano e praticar exercícios físicos passou a ser receitado como remédio pelos médicos. Listaremos a seguir os diversos benefícios da atividade física.

As atividades físicas oferecem uma melhora em nossa saúde além de combater os quilos acima do peso. A boa forma significa o estado físico que permite à pessoa melhorar e manter a capacidade de resistir e tolerar as exigências internas e externas. Uma boa atividade esportiva é aquela que envolve vários grupos musculares, é praticada com regularidade e quando possível diariamente. Um exemplo de exercício com tais características é uma caminhada de 20 a 30 minutos.

Benefícios de praticar exercícios

Entre os benefícios de praticar atividades físicas está emagrecer, combatendo a obesidade; melhorar a circulação sanguínea; acelerar o metabolismo; fortalecer o sistema imunológico; diminuir os riscos de doenças cardíacas; aumentar a resistência dos ossos, prevenindo a osteoporose; melhorar a coordenação dos movimentos e do equilíbrio.

Benefícios da Atividade Física

Exercícios aumentam a disposição e o humor; ajudam a diminuir os sintomas do estresse, o risco da ansiedade e depressão. Tem como resultado uma melhora na imagem corporal o que levanta a auto estima e melhora a capacidade de aprendizagem. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a atividade física reduz o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II e cancro do cólon, entre outras doenças.

Benefícios da atividade física na adolescência

Os benefícios da atividade física para a saúde na adolescência podem ser ainda maiores, esta é uma etapa da vida em que nosso corpo está sofrendo mudanças e amadurecendo. Quando o jovem realiza atividades físicas regulares ele se sente mais disposto e ajuda na hora de passar pelas mudanças hormonais. Assim combate o excesso de peso, ajudando na auto estima, melhorando o desempenho escolar e postura, além de diminuir o estresse e cansaço.

Benefícios da atividade física na terceira idade

Quando somos jovens não pensamos no futuro e acabamos não nos planejando quanto a como queremos passar nossa vida depois dos 60 anos. Com o passar dos anos nosso corpo muda, perde alguns nutriente e capacidades físicas. A prática de exercícios ajuda para que cheguemos a esta idade com mais saúde e disposição. Os exercícios devem ser feitos com acompanhamento médico e de um profissional, além de aumentar sua intensidade gradativamente.

Entres os benefícios para a terceira idade está a melhora no equilíbrio diminuindo o risco de quedas e consequentemente de ossos quebrados; diminui a perda de massa óssea, tornando os ossos mais fortes; diminui a pressão arterial. A prática de exercícios também auxilia na melhora da digestão, de doenças como diabetes, varizes e doenças cardiovasculares.

Benefícios da atividade física na gravidez

Durante a gravidez, seu corpo também sofre mudanças, por isso é importante a prática de atividades físicas para saúde da mãe e do bebê. Durante a gravidez os médicos recomendam atividades como hidroginástica, natação, alongamentos, e caminhadas, pois são eficientes e de baixo impacto. Entre os benefícios está a melhora na capacidade respiratória, diminuição do inchaço das pernas e pés; melhora da capacidade cardíaca, combate ao excesso de peso. Aumenta a força muscular, diminui a pressão arterial, colesterol e as dores nas costas, umas das principais queixas da gravidez.

Para mais dicas, assista o vídeo abaixo:

>