Pilates

Muito em voga entre os famosos, o Pilates fortalece os músculos e melhora condicionamento físico

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde

A prática de exercícios físicos se faz cada vez mais necessária uma vez que as pessoas têm se tornado sedentárias, ficando o dia inteiro na frente à televisão ou computador. A prática de pilates é um dos exercícios mais procurados principalmente entre as mulheres, e as academias investem para oferecer esta atividade física.

O que é Pilates?

O pilates é um método criado por Joseph H. Pilates e associa a estes, os conceitos de Rolfing, Polestar, Feldenkrais, Power Yoga, stretching, Fisioball, Gyrokinesis e outras técnicas de conscientização corporal e teorias de controle motor. O Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações, isso deixa o corpo mais bonito e saudável. Os movimentos são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura.

Pilates: Benefícios e Como Fazer

Fazer pilates traz diversos benefícios à saúde, como aumentar a resistência física e mental, aumentar o alongamento e controle corporal, auxilia com a postura corrigindo-a, aumenta a flexibilidade, força muscular. Um exercício que alivia as tensões, estresses, dores crônicas, melhora a coordenação motora, estimula o sistema circulatório e oxigenação do sangue, facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas. O pilates aumenta a concentração, trabalha a respiração e promove o relaxamento.

Pilates

O Pilates tem sido muito utilizado na reabilitação das disfunções causadas por doenças como hérnias de disco, escolioses, dores na coluna vertebral, ombros, joelhos, entre outros. O método pode ser praticado de crianças até idosos, sem uma idade limite. O pilates em casa ou na academia deve ser feito com acompanhamento de um profissional.

Tipos de Exercícios

O pilates trabalha com uma série de exercícios e alongamento utilizando quase unicamente o peso do próprio corpo para a execução dos movimentos. Os princípios básicos para praticá-lo são: concentração, controle, respiração, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Os exercícios são feitos com o auxilio de alguns instrumentos.

A bola é o primeiro instrumento do pilates, ela melhora a saúde da coluna, a flexibilidade, força e movimentos do dia-a-dia em todos os aspectos. O reformer é um carrinho que corre sobre uma base de madeira com resistência de duas molas. O trapézio é onde são praticados os exercícios mais acrobáticos. Outro aparelho é a chair, um banquinho de madeira com pedais na base e molas abaixo dos pedais, para dar resistência ao esforço. O Wall Unit é Omo um trapézio, sem as barras superiores que permitem os movimentos mais complexos.

>