O que é Yogilates?

Você sabe o que é Yogilates?

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar

Yogilates é uma nova modalidade de exercícios, buscando mais saúde e vitalidade, que mistura os conceitos da Yoga e do Pilates. Criado em 1997, por um instrutor de Pilates e praticante de Yoga, o Yogilates é uma mistura da metodologia do Pilates com a prática da Hatha Yoga. Assim, o sistema traz o melhor para a elasticidade e para o fortalecimento dos músculos, misturando as clássicas posições da Yoga com as séries de exercícios do Pilates. Uma prática potencializa a outra, oferecendo autoconhecimento corporal, autocontrole, resistência e flexibilidade.

O Yogilates é muito recomendado para quem procura o fortalecimento e o alongamento de toda a musculatura do corpo, focando em um desenvolvimento mais holístico e um fortalecimento dos músculos sem ganho de volume. A prática também ajuda a corrigir desvios posturais, sendo muito positiva para quem tem problemas de coluna ou tem que passar muito tempo sentado ao longo do dia. Além desses benefícios, o Yogilates também traz o combate a ansiedade, estresse e desiquilíbrio emocional, com as práticas de respiração e equilíbrio da Yoga.

Rotina de Exercícios

O Yogilates costuma durar setenta e cinco minutos, sempre com música calma e relaxante e misturando exercícios em colchonetes, posições de Yoga e exercícios em pé. O começo é composto de séries de alongamento e aquecimento dos músculos; em seguida, é feita a saudação ao sol, clássica série de posições da Yoga que alonga o corpo como todo e ao mesmo tempo traz energia e vitalidade para encarar o resto da sessão. Dependendo do instrutor e dos objetivos do grupo, pode-se também fazer uma massagem nos órgãos externos, o que traz equilíbrio para o organismo e o estimula, o “acordando” por inteiro.

Yogilates

Depois do aquecimento e alongamento mais voltado para as práticas de Yoga, o Yogilates se foca em exercícios de Pilates para fortalecer e definir a musculatura. Depois, volta-se para a Yoga com as posições chamadas de invertidas, que fazem o aluno ficar de cabeça para baixo irrigando melhor o cérebro e diminuindo o inchaço das pernas e dos pés. As invertidas também prometem revitalizar a circulação sanguínea, pois traz desafios a ela, invertendo seu percurso. Elas não devem ser feitas por muito tempo, mas energizam o corpo e a mente e ajudam quem tem problemas de circulação sanguínea e linfática, sendo até mesmo bom para a celulite.

As Sessões

Para finalizar, o Yogilates faz uma pequena sessão focada na respiração e na meditação. Primeiro, uma série de exercícios respiratórios que têm como objetivo, combater a ansiedade e o estresse do dia a dia e equilibrar a mente. Depois da respiração, há uma meditação que pode durar o quanto o aluno quiser. Seu objetivo é limpar a mente dos pensamentos considerados inúteis e nocivos, os pensamentos lixo. Durante toda a prática, os instrutores pedem para que fiquemos atentos à respiração correta, feita de forma mais lenta e com o ar indo até a barriga e voltando, a chamada respiração profunda, que é o melhor jeito de respirarmos, mas que acabamos esquecendo ao longo da vida estressante e rápida que vivemos.

>