Natação

Considerado um dos melhores exercícios, a natação traz muitos benefícios à saúde

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde

A natação é um dos esportes mais procurados nas academias e não é à toa. Ela é a única atividade física indicada para menores de 3 anos, ideal para todas as idades, ela melhora o condicionamento físico, traz benefícios ao organismo. A prática de exercícios físicos é cada vez mais recomendada, principalmente diante dos altos índices de obesidade e pessoas sedentárias. Nadar melhora a saúde, ajuda a emagrecer e pode ser perfeita para aqueles que adoram a água.

Benefícios da Natação

Por movimentar praticamente todos os músculos e articulações, a natação é dada como uma das melhores atividades físicas existentes. As braçadas frequentes na piscina podem ajudar a capacidade circulatória e cardiorrespiratória, desenvolver os músculos, dar mais flexibilidade e resistência, melhorar o raciocínio e até recuperar movimentos, o equilíbrio e a coordenação motora. Além disso, o exercício ajuda a controlar os níveis de açúcar e colesterol no sangue.

Enumerando seus benefícios, podemos citar : diminuição da gordura corporal; aumento da força e resistência muscular; diminuição da freqüência cardíaca em repouso; aumento da ventilação pulmonar (por isso indicado para pessoas com problemas respiratórios como asma). Diminui a pressão arterial; melhora da coordenação, do ritmo, da flexibilidade, do tônus muscular, da agilidade. Com um corpo em forma e com mais disposição, as pessoas melhoram sua autoestima, ganham um maior bem-estar e ainda aumentam a capacidade de socialização.

Natação

Natação emagrece?

A atividade física natação ajuda aqueles que buscam emagrecer, em uma hora na piscina seguindo as técnicas passadas por um profissional é possível perder em média 500 calorias. A água oferece resistência de 14% mais do que o ar. O ato de nadar – batendo pernas e executando braçadas contra a resistência da água – ajuda a construir a massa muscular magra e melhora a sua composição corporal global. Aliado ao treino deve estar uma alimentação saudável, esta é a melhor maneira de emagrecer e manter a boa saúde.

Natação: Tipos de Nados

A natação é um esporte olímpico com regras que variam de acordo com o tipo de nado desempenhado por seus competidores. Na natação são considerados 4 tipos de nado (que são denominados levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços). São eles: borboleta, costas, peito e crawl (nado livre)

>