Atividade Física para Diabéticos

Os exercícios físicos são muito benéficos à saúde dos diabéticos, saiba quais as modalidades mais adequadas

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde

A prática de atividades físicas para quem possui diabetes é cada vez mais recomendada por especialistas como médicos. Os exercícios melhoram a saúde e ainda ajudam com a saúde mental de todos. Portadores de doenças como diabetes vê nesta prática uma forma de melhorar seu condicionamento e melhorar efeitos da doença. São exercícios físicos para diabéticos, pensados em suas necessidades e no que é adequado a eles. Assim, os pacientes combinam a boa nutrição com atividades físicas.

Esta é uma boa alternativa para prevenção e tratamento dos diabéticos e pessoas como os hipertensos. De modo geral, nas pessoas com diabetes e glicemias abaixo de 300mg, o exercício diminui imediatamente a taxa de glicose e melhora o controle do diabetes em longo prazo.

Benefícios das Atividade Física para Diabéticos

O diabetes é uma doença grave, causada pela hipossecreção de insulina pelas células beta das ilhotas de langerhans situadas no pâncreas. Ou seja, é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar no sangue, causada pela deficiência na produção de insulina. Por isso os portadores devem estar sempre cuidando da sua alimentação evitando os riscos de se ter algumas das complicações causadas pela diabetes.

Exercícios para Diabéticos

Entre os benefícios da atividade física está o aumento da ação da insulina, a captação da glicose pelo músculo; captação da glicose no período pós-exercícios; diminuição da glicose sanguínea; aumento da sensibilidade celular à insulina. A longo prazo, o diabético pode sentir um incremento nas funções cardiorrespiratórias, na força e resistência e outros benefícios.

Riscos da Atividade Física para Diabéticos

A atividade física desempenhada pelos diabéticos deve ser acompanhada de um profissional que faça uma avaliação dos melhores exercícios e as limitações do aluno. O açúcar em excesso no sangue, mal que assola os diabéticos, precisa ser acompanhado de perto, principalmente durante a atividade física, isso evita riscos de hipoglicemia e coma hipoglicêmico (choque insulínico), ou vice-versa, hiperglicemia. O monitoramento deve ser feito antes, durante e após a atividade por um profissional como o professor de educação física.

Tipos de Exercícios para quem tem Diabetes

Tanto na prevenção quanto no tratamento da diabetes alguns exercícios são mais adequados, entre eles: caminhada, corrida, natação, hidroginástica, ciclismo, dança e ginástica aeróbica de baixo impacto. É preciso que sejam atividades que utilizem oxigênio em suas reações para favorecer a queima de glicose e gordura.

Melhores Exercícios

Sendo assim, os exercícios indicados aos diabéticos são caminhada, corrida, natação, hidroginástica, ciclismo, dança e ginástica aeróbica. Já os exercícios condenados por profissionais são os que apresentam riscos de lesões, como boxe e lutas marciais, que podem comprometer a visão e desencadear uma hemorragia retiniana. Além desses, maratona, alpinismo, mergulho em altas profundidades, halterofilismo também são desaconselháveis.

Para mais dicas sobre exercícios para diabéticos, assista ao vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=k40Ow29LrXE

>