Qual a Melhor Tinta Para Pintar o Interior da Lareira?

Saiba como Pintar Interior De Lareira.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas

Lareiras são populares em regiões que fazem mais frio. Mesmo que hoje em dia usamos aquecedores elétricos para deixar nossa casa em uma boa temperatura ambiente nas épocas de frio, a lareira ainda é um item reconfortante, com o calor do fogo, o crepitar da lenha e a família reunida ao redor dela, tomando alguma bebida quente e cobrindo-se com cobertores macios.

Mas, ao se fazer uma lareira, deve-se tomar alguns cuidados na hora de construí-la e de mantê-la. Quem quer pintar o interior da lareira (um fundo escuro faz um ótimo contraste com as chamas e disfarça as manchas de fuligem), deve comprar uma tinta especial resistente às altas temperaturas e não tóxica, pois o calor pode fazer essas toxinas se soltarem da tinta e acabar no ar que você respira.

Recomendações

Para cada tipo de lareira, porém, é preciso uma tinta especial. Para lareiras revestidas à tijolo, as mais tradicionais, é recomendado comprar uma tinta preta, que irá disfarçar a fuligem, resistente a temperaturas maiores que seiscentos e cinquenta graus célsius.

A maioria dessas tintas específicas contém resina de silicone. As lareiras com fornalha revestida de metal precisa de tinta resistente a uma alta temperatura, mas também com alta aderência, de preferência específica para metal; recomenda-se as tintas usadas em fogões à lenha.

Como limpar lareira

As lareiras a gás não vão soltar cinzas, e por isso sua tinta não precisa ser resistente a essa fuligem. As mesmas tintas para metais pode ser usada, mas elas requerem retoque frequente, compre as tintas revendidas nas mesmas lojas que vendem as lareiras.

Cuidado Ao Retocar

É importante lembrar também que as tintas precisarão de menos retoque se você manter a lareira sempre limpa com produtos específicos para lareiras, existem também produtos que ajudam a lustrar as paredes para deixa-las mais brilhosas e com aparência limpa.

Também é importantíssimo priorizar a segurança, faça questão de usar tintas que não irão intoxicar sua família inteira quando acender a lareira; faça os retoques necessários quando a lareira estiver fria e sempre use luvas e máscara para não inalar fuligem e outros restos que a queima da lareira produz.

>