Como Usar a Panela De Pressão Corretamente

Aprenda a usar uma Panela De Pressão.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Culinária, Dicas

A panela de pressão é um utensílio muito usado na cozinha e pode ser sua melhor amiga na hora de cozinhar alimentos mais duros e mais difíceis de cozinhar por inteiro. A panela de pressão é prática e rápida no preparo de alimentos, mas coloca muito medo em algumas pessoas. Isso porque, se não usada corretamente, essa panela pode causar acidentes graves se explodir.

A solução não é desistir das panelas de pressão e sim se informar sobre os cuidados necessários para se manusear uma panela dessas.

 Na Hora da Compra

Por ser um utensílio que tem seus perigos de acidentes e precisam ter a segurança redobrada na hora de usar, não vale a pena economizar na panela de pressão comprando-a em locais duvidosos. Compre panelas de marcas confiáveis, com garantia de qualidade e que o fabricante se responsabiliza pela segurança e qualidade da panela.

Como usar panela de pressão

 

Uma panela de origem duvidosa pode ter a borracha de má qualidade, ou a válvula, causando explosões mesmo você tomando todo o cuidado ao manuseá-la.

Como Usar

Tendo a panela de qualidade e com garantias, o próximo passo é saber usa-la. Primeiro, respeite o limite de capacidade que o fabricante estipula no manual da panela, ultrapassar esse limite pode levar ao entupimento da válvula e a deformação da panela. Ocupe sempre dois terços da panela, e você estará seguro.

Sempre cheque a vedação de sua panela antes de leva-la ao fogo; esteja sempre atento a amassados ou frestas na tampa e se a borracha da tampa está no local correto. Com a panela no fogo, fique sempre atento ao funcionamento da válvula de pressão.

Caso ela não libere a pressão, levante a válvula para desobstrui-la. Depois do tempo de cozimento, desligue o fogo, mas não abra a panela; deixe-a esfriar, ou coloque-a debaixo de água fria (sem erguer a válvula) e corrente até esfriar. O ideal é deixa-la esfriar naturalmente; só depois abra a tampa.

Limpeza e Manutenção

Também é importante lavar bem a panela, lavando a tampa e a borracha separadamente. Troque a borracha a cada três meses, e não use sua panela para cozinhar qualquer tipo de alimentos, somente os mais duros.

>