Fio Dental: Como Usar Corretamente

Aprenda Como Passar Fio Dental.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde

Apesar de muita gente não utilizar o fio dental, ele é um dos principais elementos da higiene e não pode ser deixado de lado. Todo dentista afirma: O fio dental deve ser usado no mínimo uma vez por dia para tirar restos de comida e sujeiras do espaço entre os dentes, locais que a escova de dente não alcança.

O uso do fio dental pode evitar muitas coisas, cáries difíceis, mau hálito e até mesmo inflamações no cérebro. Sujeira acumulada no espaço entre os dentes podem causar gengivites, periodontite, mau hálito, liberação de substâncias inflamatórias do cérebro, infecção do sangue e outros problemas.

Aprenda a Usar o Fio Dental

Para usar bem o fio dental, você precisa passa-lo entre todos os dentes. Pegue um bom pedaço do fio dental, aproximadamente quarenta centímetros e enrole as extremidades nas pontas dos dedos médios. Deslize o fio estendido entre os dentes para cima e para baixo, para fora e para dentro.

Como passar fio dental

Não esqueça de passar o fio ao redor da base dos dentes para ter certeza que está limpando próximo a gengiva também, mas nunca force o fio contra a gengiva, pois pode acabar machucando a mesma. Use uma parte nova do fio para cada dente que se limpa (motivo pelo qual você vai precisar dos quarentas centímetros), o fio dental tem que estar limpo, e também ele costuma ser coberto por substâncias que ajudam na limpeza do dente.

O Uso do Fio Dental

Use o fio dental antes de escovar os dentes, pois a escova fará a limpeza final do que sobrou da limpeza com o fio dental. De preferência use o fio dental depois de todas as refeições, ou depois de todas as maiores refeições. No mínimo uma vez por dia, antes de escovar os dentes para ir dormir.

Os melhores fios dentais são os feitos de PTFE, ou filamento único, pois eles deslizam facilmente entre os dentes, mesmo entre os mais apertados. Os fios dentais de nylon podem desfiar, rasgar e ficar preso entre os dentes mais apertados. Para ter uma ajuda visual de como usar o fio dental corretamente, esse vídeo pode ajudar:

>