Quais as Opções Para Quem Não Quer Usar Dentadura

Confira as opções de Implantes Dentários.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Saúde

As dentaduras são bastante incômodas, muitas delas causando machucados nas gengivas e ficando soltas na boca. Muitos usuários de dentaduras também não gostam da sua aparência e da força que precisam fazer para morder alimentos mais duros, mastigando de forma errônea e deixando a condição da boca ainda pior.

A ortodontia moderna tem uma alternativa ao uso de próteses móveis, ou seja, dentaduras. São os implantes dentários fixos, feitos direto no osso da mandíbula.

Implantes Dentários

Antes mesmo de precisar usar uma prótese completa, os implantes dentários podem começar a ser feitos em um ou grupos menores de dentes. Os implantes são pinos feitos de titânio que são inseridos cirurgicamente no osso da mandíbula. O pino é feito de titânio porque esse material consegue ser incorporado pelo osso e não há rejeições.

Alternativas para dentadura

O pino de titânio demora de três a seis meses para ser incorporado pelo osso, mas as próteses de porcelana já podem ser afixadas a esse pino antes dessa incorporação ocorrer. Os dentistas tiram o molde do seu dente antes de retira-lo, ou molde de outros dentes caso você tenha perdido totalmente o seu, e faz uma prótese de porcelana que irá ficar no lugar do dente.

A prótese é forte o suficiente para a mastigação, é feita com o molde dos dentes e por isso não atrapalham a mordida. O implante serve como se fosse a raiz do dente, fixa no osso e na prótese.

Assim, o implante é uma forma mais permanente e que causa menos transtornos para quem vem perdendo os dentes. O ideal seria que os implantes começassem a ser feitos antes que se perca todos os dentes e que os dentes restantes sejam protegidos e fiquem com saúde para durar mais tempo. Mas, o implante dentário também pode ser feito em toda a arcada dentária.

Custo do Implante

Um implante pode custar uma média de três mil até dez mil reais, dependendo do dentista e da quantidade de implantes a serem feitas. Implante em todos os dentes, com certeza custará mais do que uma dentadura, mas será mais saudável e menos incômodo. Uma boa alternativa para quem não tem dinheiro, é recorrer às clínicas-escolas das faculdades federais de odontologia, que fazem os implantes cobrando apenas o material.

>