Como Passar o Fio Dental

Passar fio dental garante a saúde e higiene completa da boca. Saiba como executar esta tarefa passo-a-passo

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Dicas, Saúde

O fio dental deve ser considerado um complemento na hora de se realizar uma perfeita escovação de dentes. Podemos dizer que com o seu uso periódico e gradativo a saúde bucal será mantida da melhor forma possível, pois a combinação dos dois atos consecutivos tornam maior a eficácia no tratamento de doenças bucais. Por isso você deve saber como passar o fio dental corretamente.

Benefícios trazidos pelo uso do fio dental

Entre os inúmeros benefícios trazidos pelo uso do fio dental, podemos dizer que a remoção da placa bacteriana e a remoção de alimentos alojados em nossa arcada dentária devem ser considerados os mais importantes. A não retirada desta placa bacteriana ou dos alimentos alojados em nossa arcada dentária acarreta uma série de doenças bucais como, por exemplo, gengivite e cárie.

Passo-a-Passo para utilização do fio dental

Se você não sabe como utilizar o fio dental de maneira correta, porém deseja manter sua saúde bucal em primeiro lugar, siga o passo-a-passo a seguir e veja como é simples utilizar este acessório bucal.

Como passar fio dental

  • Pegue o fio dental e extraia pelo menos 50 cm de fio a qual deverão ficar entrelaçados entre os dedos medianos de sua mão. Deixe mais ou menos 10 cm entre os dedos sempre segurando os fios pelos dedos polegar e indicadores.
  • Com tudo alinhado, inicie passagem do fio entre os dentes, fazendo movimentos verticais de cima para baixo repetitivamente.
  • Após a passagem dos fios pelos dentes, chegou a hora de realizar a limpeza entre a gengiva e o dente. Seja cauteloso, pois a região da gengiva é considerada muito sensível, sendo que o abuso de força poderá acarretar em corte ou lesão da gengiva.
  • Sempre ao mudar de dente, realize a troca da parte do fio dental, pois devido à utilização do fio, o mesmo vai ficando sujo e com presença de bactérias.

Tipos de Fio dental

Existem dois tipos de fio dental, os de multifilamentos (nylon) e os monofilamentos (PTFE), os dois removem as placas bacterianas e os resíduos de alimentos encontrados na boca. A diferença entre eles é que os de nylon podem rasgar ou desfiar quando passados em dentes muito juntos e os de PTFE, apesar de custarem um pouco mais, não rompem e deslizam melhor entre os dentes.

Independentemente da escolha pelo tipo de fio dental que você fizer, deve seguir as dicas acima para uma higiene bucal completa.

Para mais dicas, assista a este vídeo:

>