Android 4.0 x Windows Phone- Qual o Melhor?

Conheça um pouco mais sobre esse celular.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Celular, Tecnologia

Por muito tempo, quem queria um smartphone tinha que se submeter a Apple, seu iPhone e seu IOS, pois os outros smartphones tinham sistemas que nem chegavam aos pés do sistema operacional do celular da Apple. Isso até a Google fazer o Android e milhares de usuários migrarem para ele. Até hoje, o Android é o sistema operacional mais popular que existe.

A popularidade do Android vem de sua eficiência como sistema operacional e pelo fato de que ele é o sistema operacional escolhido por quase todas as marcas que fabricam smartphones, principalmente aquelas que procuram competir com o iPhone e o Samsung Galaxy (que, por sinal, usa Android).

Mas, um novo sistema operacional apareceu recentemente para entrar na competição e dando mais alternativas para os usuários de smartphones: O Windows lançou um sistema operacional mobile junto com seu Windows 8, o Windows Phone. Mas, ele é tão bom quanto o Android em sua mais nova versão? Isso, na verdade, é uma questão de gosto pessoal. Confira.

Comparando

Começamos nossa comparação com o primeiro ponto do sistema operacional: Seu início. Nesse caso, o Windows Phone foi bem mais rápido do que o Android 4.0 para iniciar. A leveza do Windows Phone é uma de suas mais alardeadas características e dão pontos ao sistema nesse ponto.

Android x Windows

Quanto a tela de bloqueio, o Windows Phone exibe um número maior de informações que ficam sempre visíveis. No Windows Phone a tela de bloqueio mostra hora, data, bateria, se a vibração está ativa, e-mail, o sinal WiFi ou 3G e as notificações dos aplicativos que você escolher. No Android, a tela bloqueada mostra data, hora, bateria, se a vibração está ligada e o sinal da bateria. Outras informações podem ser obtidas puxando a barra de notificações (o que pode ser feito sem desbloquear a tela). Nesse caso, as informações do Android são mais centralizadas que a do Windows Phone, mas eles podem dar as mesmas informações, no final das contas.

Quanto à tela inicial, o Windows Phone ganha em originalidade. Ela exibe as live tiles que são blocos de informações que podem ser personalizadas em cor e tamanho. Alguns aplicativos tem o funcionamento igual ao de widgets, então essas live tiles já possuem atualizações e notificações na página inicial. No Android, você tem uma lista de ícone, mas a tela inicial é personalizada de acordo com o fabricante, por isso fica difícil comparar.

As Notificações

Quanto às notificações, o Android 4.0 é mais centralizado, basta deslizar o dedo de cima para baixo da tela que a central de notificações aparece, junto com uma lista de conteúdos baixados. O Windows Phone não possui uma central de notificações, mas a maioria de seus aplicativos possui um funcionamento como o mencionado acima (widget), fazendo com que as notificações fiquem na tela inicial.

O teclado do Windows Phone está disponível nos telefones vendidos aqui, em Português, conta com autocompletar, autocorreção e destaca erros de ortografia. O teclado do Android 4.0 possui todos esses recursos mais o recurso swipe, que permite que você deslize o dedo sobre as teclas e forme uma palavra. Ele também oferece mais configurações que podem ser baixadas.

>