Internet 4G

O 4G chega ao Brasil como a tecnologia 10 vezes mais rápida, mas ainda não está disponível em todas as regiões.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Celular, Internet, Tecnologia

Chega finalmente em 2013 a tão esperada rede 4G, a quarta geração de redes móveis que promete acelerar as coisas por aqui. A Anatel estabeleceu um prazo até o final do mês de abril para que as operadoras brasileiras se adaptassem à nova realidade e oferecessem os planos 4G aos usuários por aqui, e o resultado é que o 4G já é uma realidade em diversas regiões do nosso país.

Essa nova dimensão na rede móvel promete velocidades até 10 vezes mais rápidas do que as alcançadas pelos dispositivos nas redes 3G disponíveis hoje, o que seria uma grande evolução. Com a chegada ao mercado dos aparelhos híbridos, computadores completos e compactos que ainda utilizam sistemas móveis e tecnologia de rede das operadoras, podemos dizer que o 4G é praticamente indispensável.

4g

O que significa ter o 4G disponível?

Na prática, o 4G vai significar para cada usuário uma internet mais rápida nos dispositivos móveis, ou nos computadores que fizerem uso de modems móveis para se conectar à internet. Para os dispositivos móveis talvez a mudança nem seja tão perceptível, principalmente para as pessoas que basicamente utilizam seus celulares e tablets para acessar as redes sociais, já que esse recurso não requer rapidez nem consome muito o plano de dados.

Talvez os efeitos mais sensíveis estejam no streaming de vídeo, como o final da espera para ver os vídeos do youtube, por exemplo. As páginas completas que já são apresentadas nos dispositivos móveis serão carregadas instantaneamente, e os e-mails não terão aquele tempo de espera para realizar os download de todas as informações, ou para sincronizar com as contas.

Para aqueles que utilizam o notebook ou mesmo um desktop com a tecnologia de um modem móvel (que utiliza um chip de operadora para se conectar), a navegação e a utilização dos programas terá uma velocidade semelhante a das redes wi-fi, ou seja, tanto faz agora (em termos de velocidade e fluidez do trabalho) estar conectado à rede wi-fi da sua casa ou de um estabelecimento, ou conectar-se à rede 4G do seu modem.

Cobertura

internet 4G

O 4G ainda não está disponível em todas as regiões do país, sendo que as operadora estão, aos poucos, implementando a nova tecnologia cidade por cidade. Isso significa que na sua região pode ser que você continue a utilizar por um tempo ainda o 3G, então não adianta comprar um aparelho compatível com 4G ou realizar a solicitação do upgrade do plano junto à operadora.

Segue abaixo uma lista das cidades, por operadora, que possuem já disponível a tecnologia 4G:

TIM:

Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e  Salvador.

Claro:

Belo Horizonte,  Brasília,  Búzios, Campos do Jordão, Curitiba, Fortaleza, Parati, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Porto Alegre.

Oi:

Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Brasília, Rio de Janeiro e Salvador.

Vivo:

Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo (região do ABC: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul).

Ativação

Se a nova velocidade já estiver disponível na sua cidade ou região, você já pode solicitar o 4G à sua operadora. Deve-se solicitar que o 4G seja ativado para a sua linha, mas muitas vezes isso implica em um upgrade no próprio plano. Em muitas operadoras o 4G está disponível apenas nos planos de franquia maior, e por isso o consumidor muitas vezes paga mais caro para utilizar a nova tecnologia móvel. Consulte a sua operadora e reveja os planos, para saber se vale mesmo á pena ativar o 4G já para a sua linha, e turbinar o seu aparelho.

>