Cuidados Antes de Contratar uma Operadora de Celular

Veja os cuidados que você deve ter antes de contratar uma operadora de telefonia móvel

Artigo publicado por Maria nas categorias: Celular, Tecnologia, Variedades

Escolher uma operadora no Brasil não é das tarefas mais fáceis, já que a concorrência acirrada no mercado faz com que elas possuam serviços muito semelhantes, e tenham falhas e defeitos praticamente iguais. A oferta pelos serviços pode sim variar no preço, mesmo que os pacotes também sejam semelhantes, e essa escolha pode fazer toda a diferença na hora de pagar a conta no final do mês. Isso porque muitos pacotes ainda funcionam como armadilhas para o consumidor desavisado, que só consegue perceber quando já é tarde demais.

antena de celular

A compra dos aparelhos

Comprar aparelhos em uma operadora tem suas vantagens e desvantagens, Com certeza os descontos são tentadores, e mesmo que o preço seja diluído nas mensalidades dos planos, quase sempre há vantagens nesse tipo de compra. Principalmente porque um plano mais caro nem sempre é perda de dinheiro, já que muitas pessoas extrapolam a conta justamente por não ter o plano adequado ao seu uso, pensando sempre em escolher planos mais baratos. Dessa forma, casar o seu plano ideal com o aparelho dos seus sonhos é quase sempre uma boa ideia. E a desvantagem é no tocante ás atualizações de firmware de cada fabricante, que geralmente é distribuído de forma tardia ás operadoras.

A distribuição do sinal

Uma das observações mais importantes na hora de escolher a sua operadora é quanto ao sinal na sua cidade. Muita gente reclama da operadora X ou Y pelo sinal ruim ou ausência de sinal, mas a verdade é que cada uma delas possui sinal melhor ou pior de acordo com a localidade. Por isso de certa forma não há regra nesse quesito, e somente uma consulta no balcão de compra pela rede de sinal daquela operadora (principalmente com relação ao sinal 3G e 4G) e uma consulta aos seus amigos que moram na mesma cidade pode ser fonte de boas referências.

A portabilidade

A portabilidade quase sempre traz excelentes vantagens aos usuários, porque as operadoras adoram abocanhar os clientes de outras, numa disputa mais feroz a cada dia. Por isso, se você não se sente satisfeito com o serviço que está recebendo, peça uma melhora à sua operadora e ameace com a migração. Se não der resultados, migre, mude de operadora, realize a portabilidade, e você certamente ganhará vantagens nos planos e muitas vezes naquele aparelho que você sempre quis.

O atendimento

O atendimento é parte essencial do serviço de cada operadora, e consultar amigos e familiares nessa hora é muito importante. Cada um terá um testemunho do serviço oferecido por elas, e isso pode permitir que você traçasse uma ideia do serviço de forma geral. Estamos em uma fase de melhora nos serviços de cada operadora, mas somente melhora digital e dos meios de comunicação.

E como a melhora principal deve ocorrer no material humano, na abordagem e cordialidade dos atendentes, estamos longe de ter um atendimento bom em qualquer operadora em atuação no país. A ideia por aqui é escolher a menos pior, e essa ideia muito pessoal só poderá vir após a consulta a pessoas que já vivenciaram o atendimento. Ou testar você mesmo com um serviço pré-pago, para depois tomar alguma decisão.

>