Tutorial: Como Usar o WhatsApp

O WhatsApp é o maior aplicativo mensageiro do mundo, e seu funcionamento simples e prático é o maior responsável por esse sucesso.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Celular, Internet, Tecnologia

O aplicativos mensageiro número um do mundo, o WhatsApp, já pode ser considerado um fenômeno por todo o lado. O aplicativo já soma mais de 350 milhões de usuários, marca atingida por poucos no mundo digital. E toda essa fama não vem à toa: ele está disponível para IOS WindowsPhone e Android, as maiores plataformas móveis do mundo, e conta com uma plataforma simples e objetiva, que é completamente eficiente no envio e recebimento de mensagens. Tudo isso fez com que o aplicativo fosse a principal dor de cabeça das operadoras, que passaram a ter quedas no envio de SMS, já que o uso do WhatsApp é completamente grátis por um ano.

Mas nem todo mundo já entrou na onda do WhatsApp, e muita gente ainda tem dúvidas de como instalar e usar o aplicativo. Mas garantimos que o funcionamento dele é muito simples, mesmo que no começo tudo fique mais nublado. Vamos então partir para um pequeno resumo do funcionamento básico do WhatsApp, esclarecendo portanto algumas dúvidas que possam surgir.

aplicativo WhatsApp

Instalando o app

Para encontrar o aplicativo basta digitar WhatsApp na loja de aplicativos que a plataforma do seu dispositivo utilize, como a App Store da Apple, por exemplo. A primeira opção deve ser logo o aplicativo que deve ser instalado, com o nome de WhatsApp Messenger (ou mensageiro), já que existem outros complementos que aparecem em seguida.

Se por algum motivo o WhatsApp messenger não aparecer na sua tela, é porque ele não é compatível com o seu aparelho. Isso ocorre principalmente em tablets que não têm acesso ao 3G ou 4G. Se esse não for o seu caso, o aplicativo estará disponível normalmente, sendo possível instalá-lo no seu dispositivo.

Primeiro uso

  1. Na primeira utilização do WhatsApp, ele pede que seja cadastrado o número do seu aparelho, onde será enviado em pouco segundos (ou minutos, dependendo das condições da rede) um código para verificação.
  2. Receba o código por SMS, e insira no campo solicitado. Logo o seu WhatsApp estará pronto para o uso, e você não precisará mais pagar pacotes de SMS para a sua operadora mercenária.

Conectando-se

whatsapp

  1. A primeira ação do aplicativo no seu aparelho será puxar os contatos da sua agenda, para que eles sejam automaticamente adicionados aos contatos do WhatsApp. Todos que já tiverem o aplicativo serão automaticamente conectados com você, sem que você precise fazer nada.
  2. Quem estiver online em uma rede wifi ou móvel aparecerá como disponível, sendo que status como ocupado ou offline também serão comuns.
  3. Para começar uma nova conversa com um amigo, basta clicar no botão “+” na parte superior direita da tela,
  4. escolher o contato e iniciar o envio de mensagens.
  5. O aplicativo automaticamente grava as conversas e as coloca na página inicial, sendo que você terá acesso imediato aos contatos que estivem sempre conversando.

Grupos e transmissões

Na opção ao lado desse botão de iniciar conversa com um contato, há três pontos na vertical. E clicando neles você verá a opção de iniciar grupos, transmissões e também o botão das configurações. Os grupos servem para conectar pessoas com assuntos em comum, como familiares, colegas de escola ou do trabalho e outros. É uma das funções mais interessantes e utilizadas no WhatsApp, e existem grupos que estão ativos há muito tempo com mensagens diárias e frequentes.

Já a opção de transmissão serve para que você envie mensagens ou arquivos a várias pessoas, mas elas não saberão que outros estão recebendo a mesma mensagem, nem poderão conversar entre si nessa mesma conversa.

Outras formas de contato

Uma das funcionalidades mais interessantes do WhatsApp são suas possibilidades adicionais em uma conversa. É possível enviar vídeos, fotos, arquivos de áudio, sua localização ou mesmo o contato de outra pessoa. Muitas fotos e vídeos são trocadas no aplicativo todos os dias, sendo que enviar esses itens é tão fácil quanto dizer oi.

Configurações

Nas configurações o item mais importante é o que permite gerenciar contatos bloqueados, para que não possam efetivamente conversar com você nem saber que você está online. Além disso, é possível definir a rede que o WhatsApp será conectada no se aparelho, e todas as notificações que você receberá. Um pacote completo de personalização e praticidade, para que você fique em contato com todo mundo.

>