Como Usar o Nono Dígito para Celulares

Aprenda como usar o nono dígito em ligações locais.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Celular, Dicas, Tecnologia

A partir do dia vinte e cinco de agosto, a ANATEL começa a implementar o nono dígito em algumas regiões do Brasil. As áreas que começaram a usar o nono dígito no último dia vinte e cinco são as cobertas pelo DDD 12 a 19, o que quer dizer que são números do interior do Estado de São Paulo. As áreas 21, 22, 24, 27 e 28 (Estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo) deverão adicionar o nono dígito a partir do dia vinte e sete de outubro. O nono dígito deve ser acrescentado à esquerda do seu número atual, e, no caso de todas essas áreas, o dígito a ser acrescentado é o 9.

Assim, um telefone nessas regiões que antes era 89978899 agora será 989978899. Esse nono dígito deve ser incluído também pelos usuários fora dessas regiões que querem ligar para números dentro dessas regiões. A ANATEL esclarece que haverá um período, de duração de quarenta dias após a transição, de transição em que a ligação com os oito dígitos ainda funcionarão, mas quem estiver ligando ouvirá, primeiramente, uma mensagem gravada com a instrução de mudar o telefone para os nove dígitos. A agência também esclarece que essa medida visa ampliar as numerações possíveis de trinta e sete milhões para noventa milhões.

Como usar o nono dígito

A implementação do nono dígito no Estado de São Paulo deve durar até o final de 2013, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, até Janeiro do próximo ano. O plano da agência é implementar o nono dígito no Brasil inteiro até o ano de 2016.

Dúvidas Frequentes

A mudança dos nove dígitos nessa implementação da ANATEL até 2016 é apenas para números de celular e não para fixos, que, até segunda ordem, continuarão com os oito dígitos. O mesmo acontece para os números de rádio, que também não irão mudar. Todos os números já cadastrados precisarão apenas acrescentar o nove à esquerda do número, os novos números poderão ter outros dígitos, esse é o objetivo da ampliação, mas isso é para o futuro. A mudança é sem custos e é obrigatória.

Não existe como optar pelo acréscimo do número ou tentar barganhar para continuar com o número antigo. A partir das datas citadas, todos os números dessas regiões irão conter um digito a mais. A mudança deve ser feita tanto para ligar quanto para o envio de mensagens, e é válida para qualquer tipo de ligação, seja ela originária de um fixo, rádio ou celular.

Período de Adaptação

Após os quarenta dias de adaptação, as chamadas feitas com oito dígitos não serão completadas, o usuário irá ouvir uma mensagem de como proceder para ligar corretamente, mas a ligação não será levada adiante. As ligações de longa distância serão feitas da mesma forma como são feitas com os números de oito dígitos, a única mudança é o dígito 9 logo após o DDD ou DDI. Essa implementação do nono número já foi feita em 2012 na cidade de São Paulo, DDD 11, para absorver a enorme demanda de novos números na cidade. A agência resolveu, então, padronizar os nove números em todo o país.

>