Como Usar Cores para Decorar Ambientes

Saiba Como Iluminar Ambientes Usando Cores.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Decoração, Dicas

A iluminação de um ambiente é muito importante para o bem estar dos moradores; mas aproveitar a iluminação natural é ainda melhor.

A iluminação natural é mais saudável do que a artificial e, claro, bem mais econômica. O ideal é que sua casa seja de tal forma que não se precise acender uma luz a não ser de noite. Uma casa ou apartamento que aproveita a luz natural é projetada para ter seus cômodos mais utilizados de dia voltados ao sol, janelas que podem ser reguladas para receber ou bloquear a luz solar nos horários que precisar e usa cores mais claras nos cômodos mais escuros.

Infelizmente, nem todas as casas são projetadas com isso em vista e possuem janelas voltadas para os lados errados e os materiais mais escuros. Mas, nem tudo está perdido para quem mora em casas assim. Existem outras formas de mudar a forma que a luz se comporta em seus ambientes e as cores é o jeito mais fácil, barato e eficiente.

Dicas e Truques

É muito importante que, antes de decidir quais cores usar no interior de sua casa ou apartamento, faça-se uma análise de quanta luz solar se entra em cada cômodo e a qual hora. Além disso, também é importante saber quais cômodos se beneficiariam mais da iluminação das cores. Como usar cores para renovar ambiente

Como usar cores para renovar ambiente

Iluminando Seu Cômodo

Um cômodo que receba pouca luz solar fica mais frio e mais escuro. Para iluminar esses ambientes, use cores frescas e clara. Escolha tons mais claros e frescos.

Uma outra forma de melhorar a iluminação é pegar um cômodo que precisa de mais luz e explorar o amarelo, branco e cores em tons mais claros. O amarelo otimiza a iluminação do sol, fazendo um cômodo que recebe um nível médio de luz solar, parecer claro e ensolarado. O amarelo é um ótimo aliado, mas pode ser muito quente e brilhante, por isso fica melhor em cantos que não vão precisar ser aconchegantes e mais frios em outros horários. É uma boa cor para sala de visitas e cozinhas.

Em outros cômodos, pode ser usada em um ponto ou outro para ajudar na iluminação (cortinas, tecidos, janelas, móveis, uma parede em amarelo, etc.).

Outro grande aliado é o branco, que vai refletir a luz solar. Pintar o teto de branco aumenta a sensação de espaço e luz em um ambiente. Por isso, muitas vezes sua iluminação já melhora muito ao escolher um tom mais claro da cor que você escolheu para seu ambiente e o teto branco brilhante.

>