Cuidados para Contratar Uma Operadora de Celular

Para não cair em armadilhas, é preciso muita atenção na hora de escolher a sua operadora.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Celular, Tecnologia

Temos hoje no Brasil diferentes serviços oferecidos pelas operadoras, que disputam palmo a palmo o lucrativo mercado brasileiro. E essa concorrência acirrada fez com que os serviços ficassem muito semelhantes, com promoções, vantagens e descontos parecidos, o que faz da escolha de operadora uma tarefa um pouco complicada. Mas ainda é possível diferenciar as operadoras para escolher o melhor serviço ou o serviço mais indicado para você, observando os tipos de serviços, comparando os preços e principalmente verificando a reputação da operadora, a sua imagem frente aos consumidores que já aproveitam os seus serviços no dia a dia.

operadora de celular

O serviço mais indicado

Mesmo que os planos pós e pré-pagos pareçam muitas vezes semelhantes, eles possuem pormenores que podem fazer a diferença pra você. Muitas vezes as operadoras oferecem tarifas mais baixas de acordo com o pacote de serviços, ou possuem pacotes que podem ser adquiridos aos poucos e de forma avulsa, como os de SMS ou dados. Outro diferencial são as supressões de tarifas para determinado tipo de ligação, como por exemplo, as ligações grátis entre celulares da mesma operadora, entre celulares e números fixos locais e assim por diante.

Isso deve ser verificado mais em relação ao seu uso pessoal do que quanto às tarifas, já que muitas vezes você pode acabar utilizando um serviço praticamente sem pagar, ligando para parentes e amigos da mesma operadora.Os melhores planos sempre são os planos família, os mais econômicos e viáveis. Geralmente entre os participantes do mesmo plano não há custo de ligação, e existem pacotes bem baratos de SMS e dados para ser compartilhados entre esses membros. Se for possível, opte por esse tipo de plano, que gera uma boa economia e geralmente não é alvo de reclamações pela maioria dos consumidores.

O sinal na sua cidade

Algo importante a se observar é o sinal daquela operadora na sua cidade. Não adianta você contratar o serviço mais barato ou mais vantajoso de uma operadora em particular, se o sinal daquela operadora é fraco ou indisponível na sua região. É preciso pesquisar sobre o sinal de celular, aquele utilizado para ligações, e também o sinal 3G, já que hoje os celulares são dispositivos de acesso á internet e às redes sociais. Muitas vezes as operadoras possuem um bom sinal na sua região de forma geral, mas o 3G não está ainda disponível.

Assim, não adianta que você compre aquele smartphone super rápido e cheio de funções, se não vai poder ficar conectado o tempo todo. Na dúvida, converse com um atendente na loja da operadora ou ligue para o call center, pois eles possuem mapas de cobertura do sinal e podem informar esses dados rapidamente a qualquer cliente.

Contrato

A verificação do contrato é de extrema importância na hora de fechar negócio com a operadora escolhida. Muitas vezes existem cláusulas ou detalhes que os atendentes (por falta de atenção ou desconhecimento mesmo) não passam aos clientes em um primeiro momento, e dessa forma pode haver algum tipo de prejuízo futuro. E se você assinar o contrato concorda com tudo o que está escrito naquele documento. Por isso, é essencial que o contrato seja lido antes de ser assinado, na hora da contratação do serviço, e não em casa com o celular na mão. Isso pode evitar muitos aborrecimentos e problemas.

serviços de telefonia

Fidelização

Esse é um ponto controverso, e que muita gente cria diferentes opiniões, principalmente porque a experiência de uma pessoa com aquela operadora pode ser completamente diferente de outra. A fidelização é um ato perigoso, complicado e definitivo. Ao receber um aparelho da operadora, você (na maioria das vezes) se compromete a pagar pelos serviços por pelo menos um ano. Se houver problemas, objeções, falhas no serviço, você pode reclamar o quanto quiser, mas não pode sair do plano, a não ser que utilize os meios legais frente à justiça.

E existem milhares de clientes que estão hoje tentando sair de um plano, simplesmente porque a operadora não cumpriu com nada do que foi acordado, possui um péssimo atendimento e, mesmo assim, o cliente está preso ao plano. Tudo por causa daquele smartphone de última geração oferecido propositalmente pelo atendente da loja, e que seduziu à primeira vista o consumidor.

A reputação frente aos consumidores

Verificar a reputação da operadora é hoje muito importante. Comece investigando com seus amigos e parentes, pela experiência que eles tiveram com aquela operadora nos últimos tempos, com relação à estabilidade do sinal na região e sobre a qualidade do atendimento. O atendimento é hoje o ponto sensível de quase todas as operadoras em atuação no Brasil, já que na maioria das vezes essas operadoras se escondem atrás dos serviços de call center, que são quase inacessíveis e possuem atendentes impacientes e despreparados. Se possível, visite sites de reclamação como o reclame aqui, por exemplo, para saber o nível de satisfação geral do público com relação àquela operadora.

>