Vírus de Android

Saiba como cuidar de seu android e como protegê-lo.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Celular, Internet, Tecnologia

Vírus não são mais limitados a computadores. Com os smartphones ficando cada vez mais complexos e virando mini-computadores, os vírus agora atacam também nossos celulares. O número de vírus que atacam os smartphones com o sistema operacional da Google, o Android, vem aumentando consideravelmente e isso vem chamando a atenção dos usuários que precisam ter mais cuidado na hora de baixar aplicativos. Somente em 2011, o aumento de vírus para Android foi de 472%, dentro desse mesmo ano. É um número assombroso.

A maioria desses vírus são aplicativos espiões, ou spyware, que são elaborados para roubar dados das pessoas. Eles pegam mensagens, localizações, dados pessoais e senhas. Você pode ter esses vírus e sequer perceber que eles estão lá, o que é mais perigoso. Os spywaresdiminuem a velocidade de processamento do smartphone, mas isso costuma ser notado apenas depois que temos um bom número desses programas maliciosos no nosso dispositivo.

Essa infestação de vírus no Android acontece porque a loja de aplicativos do Android, não faz nada para detectar a existência desses tipos de programas em aplicativos elaborados por terceiros. Isso incluem muitos jogos, que são os aplicativos mais baixados nos smartphones, por isso, cuidado com o que você baixa, prefira os aplicativos mais conhecidos.

Vírus Android

Exemplos de Vírus para Android

Os vírus SpyEye e Tatanga são programados para burlar a segurança de bancos online e roubar seus dados bancários. Seu maior alvo são as autenticações por SMS empregados pelos bancos para liberar e verificar transferências online e outras atividades. Infelizmente, os mecanismos de ataque variam de país para país, e, felizmente, seu foco é em smartphones europeus, mas não custa nada ficar atento ao seu celular e às transações feitas no mesmo. O Android é o preferido desses vírus devido à facilidade de se colocar aplicativos maliciosos e malwares no Android além da popularidade desse sistema operacional nos países alvos.

Outro vírus perigoso que vem atacando smartphones usando o Android é o GingerMaster. Ele chega disfarçado de aplicativo ou jogo, e permite o acesso ao seu aparelho por terceiros. Ele é um tipo de vírus chamado Cavalo de Tróia, ou seja, ele entra disfarçado e se infiltra no seu aparelho para roubar seus dados e até mesmo controlar o aparelho à distância.

Dicas Importantes

Pesquisadores encontraram o vírus em vários aplicativos gratuitos e muito populares, principalmente alguns que exibem fotos de celebridades. Esses programas são bastante populares, gratuitos e não precisam de nenhum grande nome de desenvolvedores ou “marca” por trás. São ótimos aplicativos para usuários descuidados que baixam qualquer coisa. Assim que o programa é baixado, o GingerMaster se implanta e passa a controlar seu celular. Ele coleta seu número de telefone, seu código de identificação, sua localização e senhas.

O GingerMaster também é capaz de baixar outros malwares sem que o usuário perceba, característica que aumenta em muito o seu perigo para o usuário. De certa forma, ele consegue fazem uma combinação de vários malwares que irão coletar todos os dados que eles precisarem, desde seu número de celular até seus dados bancários.

>