Benefícios dos Antioxidantes

Conheça alguns alimentos Antioxidantes .

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Variedades

Antioxidantes são substâncias capazes de inibir a oxidação que ocorre em outras moléculas. No nosso organismo eles são um recurso de defesa que combatem os radicais livres, resultados da oxidação das células, que pode causar danos irreparáveis ao organismo.

No caso da alimentação, são considerados antioxidantes, os alimentos que combatem os radicais livres ou inibem uma oxidação exagerada que pode muitas vezes ser causada por fatores externos como poluição, o fumo e a ingestão exagerada de bebida alcoólica. Os antioxidantes naturais do organismo resolveriam o problema dos radicais livres se não fosse por causa do fumo, estresse, radiação solar excessiva, alimentação ruim e outros fatores.

Os Benefícios

Por conta de todos esses benefícios, a farmacologia estuda muito os antioxidantes em remédios e formas de prevenção de doenças. Para prevenir essas doenças, as substâncias antioxidantes estão muito presente em suplementos alimentares que prometem prevenir doenças e retardar os aspectos da velhice.

Alimentos Antioxidantes

Pesquisas sugerem que consumir alimentos antioxidantes evitam várias doenças e outros problemas que são muitas vezes associados à velhice. Isso porque esses radicais livres desgastam o organismo, juntando-se a outras moléculas e criando substâncias que mexem com o equilíbrio do organismo e até colaborando na formação de tumores. Com a diminuição desses radicais livres, que é o que os antioxidantes trazem, pode-se evitar quedas de cabelo, doenças cardíacas, unhas fracas, tumores, retardar o envelhecimento e muito mais.

Alimentos Antioxidantes

Alguns alimentos e ervas são antioxidantes e podem ajudar a reequilibrar o organismo. Para isso, é preciso que você incorpore essas substâncias e alimentos em sua dieta diária, pois o desequilíbrio também acontece diariamente. Alguns desses alimentos são o chá verde, preto e branco, que são poderosos antioxidantes; mascar cravo é também um bom hábito, pois as substâncias antioxidantes do cravo entram pela mucosa da boca no organismo; fontes de manganês como cereais integrais e folhas verdes; nozes e castanha-do-Pará; fontes de zinco como aveia, leguminosas e carne.

A vitamina C é também um ótimo antioxidante, por isso, abuse das frutas cítricas frescas (a vitamina C não dura muito tempo em sucos e outros derivados). Outros alimentos são o morango, o abacate, o chocolate, a páprica, açafrão, a canela dentre outros.

Coma esses alimentos no mínimo uma vez a cada dois dias. Como os alimentos são bem variados, não é difícil incorporá-los na dieta. Caso você precise de um incentivo a mais, faça sucos com vários alimentos antioxidantes. Uma boa receita é um suco de frutas vermelhas com uma colher de café de cravo em pó, mel e gérmen de trigo.

Outra boa receita é um suco de manga com cenoura e limão. Bata meia xícara de manga em cubos com uma cenoura cortada, meio maço de hortelã e o suco de um limão médio. Adicione água e mel para adocicar. O ideal é consumir sem coar porque os gomos das frutas são ótimas fontes de fibras, que também ajudam a regular o corpo, embora mais na parte digestiva. Caso você prefira coar o suco, o efeito antioxidante não será prejudicado, somente haverá a perda dos benefícios das fibras.

>