Por que Tomar Suco de Tomate

Os benefícios do suco de tomate para a saúde.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar

O suco de tomate é mais um alimento que entrou para o grupo dos alimentos funcionais trazendo vários benefícios à saúde e à beleza. Estudos apontam que o suco de tomate pode afinar a silhueta, prevenir doenças do coração e melhorar o funcionamento do corpo como um todo por seus efeitos antioxidantes.

O tomate contém fibras que irão facilitar a digestão, além delas, ele traz vitaminas do complexo B que ajudam a acelerar o metabolismo e a construir alguns neurotransmissores que ajudam a melhorar nosso humor e combater a ansiedade; o tomate também é fonte de vitamina C, potássio, sódio, magnésio e fósforo. Tudo isso já ajuda e muito nossa saúde e o emagrecimento, mas os maiores e melhores benefícios do suco de tomate na verdade vem do seu nutriente com efeitos antioxidantes, o licopeno.

Licopeno

O licopeno é o que confere a cor avermelhada do tomate, ele é um carotenoide, e é também, um poderoso antioxidante. As substâncias antioxidantes são aquelas que neutralizam os radicais livres resultante da oxidação das células. Nosso corpo possui mecanismos de neutralização desse radicais livres, mas a produção de radicais livres cresce em muito devido a fatores externos que são muito intensos na nossa vida: consumo abusivo de álcool, nicotina, poluição, estresse e alguns tipos de comidas, em especiais as muito gordurosas. É para neutralizar esses fatores externos e para fortalecer nosso corpo que precisamos dos antioxidantes.

Benefícios do suco de tomate

O licopeno, assim, nos protege do envelhecimento precoce, que é causado pelo desgaste das células provocada pelos radicais livres, estimula o sistema imunológico e previne doenças do coração.

O tomate e seus produtos fornecem oitenta e cinco por cento do licopeno que precisamos, e começar a tomar suco de tomate todos os dias pode nos ajudar a manter esse fornecimento de licopeno sempre alto.

Benefícios

O licopeno reduz em quase à metade o risco de câncer de próstata, prevenindo a formação de tumores em células epiteliais da próstata em estágios iniciais. O licopeno também previne doenças cardíacas causadas pelo endurecimento das artérias e vasos sanguíneos; reduz os processos inflamatórios nas células de gordura que causam a obesidade e melhoram o aspecto da pele.

Além dos benefícios do licopeno, a vitamina C do suco de tomate fortalece o sistema imunológico e otimiza a absorção do ferro, além de também ser um ótimo antioxidante; as fibras ajudam a melhorar a digestão, regulam o intestino e dão sensação de saciedade que nos faz comer menos.

É importante ressaltar, porém, que os sucos industrializados perdem muitos desses benefícios pela adição de conservantes e porque os alimentos processados vão perdendo porcentagem dos seus nutrientes. No caso da vitamina C, é ainda pior, pois ela desaparece completamente em produtos pré-prontos e industrializados. Por ser muito volátil, a vitamina C é mais encontrada quando suas fontes são frescas, até mesmo o suco de laranja perde em quantidade de vitamina C em comparação com a fruta fresca. O melhor então é fazer seu próprio suco de tomate em casa. Você deve comer cinco ou seis tomates por dia, podendo alcançar isso com as refeições e dois copos de suco por dia.

>