Tomate Cereja: Como Cultivar

Aprenda como cultivar tomates cerejas.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Variedades

O tomate cereja, aqueles tomates pequenos e doces que usamos muito em saladas hoje em dia, são uma paixão nacional. Com um sabor concentrado, o tomate cereja mal precisa de tempero e pode virar petiscos saudável e hipocalóricos para as festas e até mesmo na hora que a família está vendo um filme juntos. Eles ficam muito bem puros; picadinhos e temperados com azeite sal e umas folhinhas de manjericão; com queijo de búfala ou queijos brancos em geral; picados e misturados com castanhas; em macarrões, saladas e muitos outros pratos.

Cultivando o Tomate

Mas, o tomate cereja, assim como o tomate normal, está ficando muito caro. Além do preço, uma outra preocupação que existe hoje em dia é com a quantidade de veneno que esses tomates recebem para não serem comidos por insetos e pragas. Como o tomate tem a casca muito fina, nunca sabemos se a lavagem é o suficiente para evitar comer veneno.

Felizmente, existe a solução de plantar o tomate na sua casa. Assim como temperos, ervas e outras hortaliças fáceis de se ter em casa, o tomate cereja pede um cuidado fácil de prover e pouco espaço.

Passo a Passo

Você pode pegar as sementes dos tomates cerejas que você consumir (lavar e secar com cuidado antes) ou já comprar a semente nas lojas especializadas. Comece plantando em vasos pequenos e rasos, pode até ser em potes e garrafas PET de mais de um litro, se preferirem. Plante a semente um pouco abaixo da superfície (que deve ser adubada), mais ou menos no meio do pote. A terra deve estar sempre úmida, mas não com muita água. Sinta com a ponta do dedo a umidade da terra, afunde-a um pouco no pote para ter certeza que ela está úmida (ou não está molhada demais) no centro.

Como cultivar tomates

O broto começa a aparecer depois de aproximadamente uma semana. Espere quatro semanas para trocar o broto dos potes para vasos um pouco maiores. Coloque um daqueles palitinhos de madeira perto do broto para que ele busque sustentação lá. Quando for transferir para vasos maiores, escolha vasos pequenos, o tomate não tem uma raiz muito profunda. Retire os brotos delicadamente com o máximo de raiz que conseguir, encha os novos vasos com terra adubada e tenha certeza que o broto está firme em seu novo local. Não esqueça de colocar a sustentação para quando seu pé de tomate crescer.

Continue regando do mesmo jeito, deixando a terra levemente úmida. Em poucas semanas, ele começará a dar flores e depois, tomates.

  • Silvia disse:

    gostaria de saber como se faz para cultivar os tomatinho .crecerem eme uma fgaooafa. desd ja agradeco

  • >