Pimentas: Como Cultivar e Benefícios

Ter pimentas em casa é quase uma cultura brasileira

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas

A pimenta é conhecida por ser um alimento forte que dá um tempero diferente ãs comidas. No Brasil, ela é muito utilizada em diversas culinárias. Ela traz muitos benefícios e pode causar alguns riscos à saúde, seu uso deve ser moderado. Dentro dos malefícios ela pode piorar quadros clínicos como gastrite, hipertensão arterial e hemorroidas. Como ornamento, ela tem sido muito utilizada também, por isso é importante saber como cultivar pimentas.

Os benefícios da pimenta

Os benefícios são causados por seus compostos ativos como capsaicina e piperina, e também vitamina A, C e E, ácido fólico, zinco e potássio, além de outros elementos. Ela ajuda aumentando a imunidade, prevenindo contra alguns tipos de câncer, combate à depressão quando libera adrenalina e noradrenalina, ajuda com a enxaqueca, ajuda no tratamento de artrite, artrose e outras diversas enfermidades. A capsaicina é um termogênico natural e ajuda no emagrecimento.

como cultivar pimenta

Muitas receitas no Brasil levam a pimenta como um dos seus ingredientes. É possível cultivá-las em casa com algumas dicas e métodos.

Como cultivar Pimenta em casa

A crença popular diz que pimenta afasta mau olhado e maus agouros, isso aumenta seu cultivo em casa e escritórios, além disso, cultivá-la facilita na hora do uso na cozinha, e sua aparência faz com que muitos a usem como objeto de decoração.

Muitas floriculturas já fazem a venda de vasos de pimenteiras, elas podem ser da cor verde ou vermelha. Sua beleza pode ser observada também na fase de amadurecimento em que ela transita do verde para o vermelho, e de um vermelho bem intenso para o laranja. Os antigos Maias já conheciam suas propriedades e as usavam como medicamento.

Como conservar a Pimenta

Para saber como conservar a pimenta, é preciso saber que ela prefere os meses de calor, e não resiste a baixas temperaturas, assim, o Brasil possui o clima ideal. Para saber como plantá-la, é preciso saber que a pimenta deve ser plantada em solo fértil, profundo, e bem drenado, ou seja sem muita umidade. Para pimenteiras menores, o cultivo deve ser feito em vasos. Se for plantar direto na terra, o ideal é fazer sulcos de 30 a 40 cm de largura com 20 a 25 cm de profundidade.

Para ter como curtir a pimenta ela não pode nunca ser encharcada com água, ficar em locais frios, e você tomar cuidado com insetos que possam maltratar a planta.

Para mais dicas de como plantar sua pimenta em vasos, assista a este vídeo:

>