Câncer De Mama: Prevenção e Tratamento

Saiba tudo sobre o Câncer De Mama.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Mulher, Saúde

O câncer mais frequente nas mulheres no mundo inteiro, o câncer de mama é também a causa mais frequente de morte precoce nas mulheres. O câncer de mama consiste no desenvolvimento acelerado anormal das células da mama transformando-se em um tumormaligno.

Fatores de risco são: Histórico familiar, em especial nos familiares mais próximos; e já ter tido câncer nos ovários. Sem o histórico de câncer na família, o risco aumenta em mulheres acima dos trinta e cinco anos. Para essas mulheres no grupo de risco, é aconselhável o exame das mamas no ginecologista e a mamografia no mínimo uma vez ao ano.

Prevenção Do Câncer De Mama

O elemento principal da prevenção do câncer de mama é o exame. O exame das mamas realizado por nós mesmas, ao apalpar o seio, nos ajuda a estar sempre alerta ao aparecimento do tumor antes dele estar muito desenvolvido. Quanto mais cedo o tumor for descoberto, mais chance tem de ser preservar a mama e o corpo em si, mais fácil de curar o câncer. Ao apalpar os seios, perceba se há algum caroço novo.

Câncer de mama

Além do auto-exame frequente, a mulher deve fazer o exame com o ginecologista uma vez ao ano. Além dos exames, uma alimentação saudável, atividades físicas frequentes e não fumar ou beber em excesso pode ajudar a prevenir o câncer.

Tratamento Do Câncer De Mama

O tratamento do câncer de mama vai depender do tamanho do tumor e do organismo da paciente e da biópsia do tumor. Normalmente envolve uma cirurgia para retirada do tumor; dependendo do tamanho do tumor deve-se tirar a mama por completo, ou seja, uma mastectomia. Através do exame do tumor retirado pode-se definir se a mulher precisa de outros tratamentos complementares, normalmente a radioterapia.

A quimioterapia é usada em casos mais complexos, com nódulos maiores, ou um maior número de nódulos e metástases. A hormonoterapia também é um dos tratamentos complementares, consistindo no bloqueio da ação dos hormônios que aumentam o risco do desenvolvimento do tumor.

A detecção precoce do câncer de mama precisa de apenas uma cirurgia simples para a retirada do caroço e uma maior observação para saber se outros não serão desenvolvidos.

>