Teste de Gravidez

Saiba como diagnosticar uma gravidez

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Mulher

Quando a menstruação atrasa as mulheres já começam a se preocupar, e em outros casos começam a se preocupar logo após o ato sexual. Um remédio que interferiu na pílula, uma camisinha que estourou ou nem foi usada, são diversos os motivos que podem fazer com que a mulher se preocupe em estar grávida. Nesta hora é preciso manter a calma e pensar no tipo de teste de gravidez que você irá fazer, são duas opções: exame de sangue o exame de urina, mais conhecido como teste de farmácia.

Opções de Testes

Os dois são eficazes, o de farmácia tem entre 95% a 99% de certeza, enquanto o exame de sangue tem 99% de certeza. O que ambos fazem é medir a quantidade do hormônio gonadotropina coriônica humana (hCG). Este é um hormônio que apenas se altera quando a mulher está grávida. Há casos raros em que a mulher produz o hCG e não está grávida, como mulheres que fazem tratamentos de fertilidade.

O Teste de Farmácia

O teste de urina, ou chamado de farmácia, pode ser comprado por qualquer um e não precisa de receita médica. São diversas marcas e preços presentes no mercado. A diferença de um kit para outro é que alguns são mais sensíveis na hora de fazer a detecção do hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) na urina. São testes qualitativos, que ao medem a quantidade de hormônio, apenas apontam a presença dele ou não.

Testes de Gravidez

Como fazer o teste?

Este teste deve ser feito com base na ovulação e na menstruação, e não no ato sexual. Nem sempre quando a mulher tem relações está ovulando. Deve ser considerado o atraso na menstruação, e o teste deve ser feito por volta do terceiro dia de atraso. Antes disso o teste pode dar um resultado falso-negativo. Quem possui um ciclo menstrual regular, sabe quando é a sua época de ovulação e deve fazer o teste duas semanas depois. Para fazer este teste é importante seguir á risca as instruções da bula, os kits costumam vir com uma fita que deve ser mergulhada na urina, se não seguir a risca as indicações corre o risco de ter um resultado incorreto.

Teste do Exame de sangue

O exame de sangue deve ser feito de preferência por indicação médica, mas muitos laboratórios realizam o procedimento sem o pedido de um profissional. Há dois tipos de exame de sangue, o quantitativo e o qualitativo. O quantitativo mostra a quantidade de HCG no sangue, esse valor ajuda a determinar o tempo de gestação. Já o qualitativo apenas indica a presença ou não desse hormônio. O segundo pode ser a melhor opção. O exame de sangue é mais preciso, e pode ser feito cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, quando a menstruação atrasar, ou dez dias depois do ato sexual.

Mais Informações

>