Estrias Na Gravidez: Como Prevenir

Aprenda como evitar as Estrias Na Gravidez

Artigo publicado por Maria nas categorias: Beleza, Bem-Estar

Depois das preocupações quanto à sua saúde e a do seu bebê, as mulheres grávidas têm algumas preocupações estéticas, e dentre essas preocupações, a maior é o aparecimento de estrias. As grávidas costumam ter estrias na barriga e nos seios, porque são essas regiões que mais aumentam durante a gravidez.

As estrias são cicatrizes resultantes do rompimento das fibras de colágeno da pele. O rompimento acontece porque a pele é excessivamente estirada, ou estirada de forma muito rápida; por isso pessoas que engordam muito rápido e meninas na puberdade que se desenvolvem muito rápido também têm estrias.

Evitando a Estria

Estrias na gravidez

  • O segredo para evita-las é cuidar bem da pele e controlar o peso. A pele bem hidratada possuem fibras de colágenos mais fortes. Produtos com máximo de trinta por cento de ureia, lactato de amônia, elastina, vitamina E e, claro, colágeno, fortalecem essas fibras e assim elas suportam mais a pressão.
  • O peso também é importante. O ideal é engordar apenas doze quilos durante a gestação, mais do que isso provoca o estiramento excessivo da pele. Controle seu peso durante a gravidez, não se deixe levar demais pela gula.
  • Os hidratantes e produtos específicos contra estrias devem ser passados durante toda a gravidez e não somente quando a barriga começar a aparecer, comece a cuidar da hidratação da pele o mais cedo possível. Caso você esteja planejando engravidar, comece agora mesmo, o ideal é começar a passar os produtos antes de engravidar para fortalecer as fibras.
  • Cuidado ao passar hidratantes e óleos nos seios, pois os mamilos são mais sensíveis e devem ser preparados para a amamentação. O hidratante pode deixar o mamilo mais fino, enquanto o ideal é engrossar a pele para que não ocorram rachaduras quando o bebê começar a mamar.
  • Usar roupas confortáveis, principalmente as roupas íntimas, que ofereçam espaço e suporte para o crescimento do seu corpo durante a gravidez também ajuda a evitar estrias. Compre sutiãs reforçados e calcinhas mais elásticas.
  • O aparecimento de estrias têm um fator genético embutido: Mulheres com maior propensão genética para ter estrias, terão mais facilidade para desenvolve-las, e por isso, devem ter mais cuidado. Mas, mesmo sem a propensão genética, qualquer mulher pode desenvolver estrias.

Infelizmente, as mulheres com tendência a estria não estão cem por cento garantidas de que não terão nenhuma estria durante a gravidez, mas pode ter poucas estrias.

Tratando Estrias

Para aquelas que não conseguirem evitar as estrias cem por cento, os tratamentos para eliminar estrias estão ficando cada vez mais modernos, mas são mais eficientes quando se tem um menor número de estrias. Eles também só funcionam com estrias vermelhas, ou seja, as estrias novinhas. Alguns tratamentos suavizam estrias brancas, mas não as eliminam totalmente. Com as estrias vermelhas, pode-se deixa-las quase imperceptíveis ou mesmo elimina-las.

Os tratamentos devem ser indicados pelo seu médico, tanto o obstetra quanto o dermatologista. Provavelmente somente após o período de amamentação você poderá se submeter aos tratamentos, mas fale com o seu médico o mais rápido possível para que ele a prepare para os tratamentos.

>