Glúten e Leite na Dieta

Saiba tudo sobre essa doença complicada.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Bem-Estar, Dicas

Talvez você já tenha ouvido falar em dietas que aconselham a retirada do glúten e do leite e seus derivados da alimentação diária, porém esse fato tem causado uma grande preocupação entre os nutricionistas visto que pode levar a um grave quadro de desnutrição.

leite com lactose

Desta forma, podemos responder a pergunta do nosso título como “dentro”, ou seja, tanto o glúten quanto o leite e seus derivados não só podem como dever fazer parte de uma dieta saudável e balanceada – claro que se você for portador da doença celíaca ou tenha alguma intolerância à lactose esses alimentos devem ser substituídos por outros.

Portanto, se você não sofre de nenhuma alteração no seu organismo (doença celíaca ou intolerância à lactose) não deve deixar de consumir glúten, leite e seus derivados.

Veremos abaixo algumas razões mais aprofundadas sobre o glúten e o leite em uma dieta.

Tirar Totalmente o Glúten e o Leite Realmente Emagrece?

Conforme citamos acima, os nutricionistas dizem que não, pois o que acaba acontecendo é que as pessoas ao eliminar estes nutrientes do seu cardápio acabam é tirando diversas opções de alimentos e, por conta disso, ficam com poucas opções na hora de se alimentar e, por consequência, acabam comendo em uma menor quantidade.

Para se ter uma ideia, o glúten é uma proteína que tem um valor calórico muito baixo e, além do mais, não possui um grande valor para o organismo humano, porém está presente em uma infinidade de alimentos tanto industrializados quanto naturais. O glúten está presente no centeio, no trigo, nos pães, massas e em muitos outros tipos de alimentos e quando o mesmo é cortado de uma dieta praticamente todos os carboidratos também são.

Segundo os nutricionistas é preferível para uma pessoa fazer uma dieta hipocalórica a base de legumes, verduras, frutas e gorduras boas do que simplesmente tirar o glúten e a lactose da alimentação. Os nutricionistas alegam, ainda, que uma dieta desta maneira é menos restritiva e fará com que a pessoa acabe sofrendo menos e tendo o mesmo nível de emagrecimento.

glúten massas

O Que Fazer Em Casos de Doença Celíaca e Intolerância a Lactose

Por outro lado, existem as pessoas que tem a doença celíaca, ou seja, não podem consumir glúten e, por conta disso, precisam ingerir alimentos especiais voltados exclusivamente para estas pessoas. A quantidade de alimentos que não contém glúten vendidos no mercado tem crescido ano a ano, porém seus preços ainda são muito diferentes dos alimentos tradicionais (são geralmente de 20% a 50% mais caros).

A doença celíaca causa sérias lesões na parede do intestino e, por conta disso, dificulta a absorção de vários tipos de nutrientes, sendo que, em muitos casos, a lactose também é retira, pois pode fermentar e causar diarreia.

Além disso, existem as pessoas que sofrem com intolerância à lactose que tem como principais sintomas uma grave irritação no intestino, assim como outras reações adversas. Por isso, existem dietas especiais para pessoas que sofrem de intolerância à lactose pelo fato de que elas não podem consumir diversos produtos essenciais para o bom funcionamento do organismo.

>