Como Lavar Roupas

Lavar roupas é uma atividade imprescindível mas nem todos sabem como fazê-lo. Confira dicas eficazes para executar esta tarefa adequadamente.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas, Limpeza

Lavar roupas pode ser uma atividade um pouco complexa para algumas pessoas, devido a diversidades de tecidos, tipos de peças e cores das roupas alguns cuidados se fazem necessários na hora da lavagem evitando então que as peças desbotem ou saiam danificadas após a lavagem. Por isso, com as dicas e orientações abaixo você saberá como lavar suas roupas e mantê-las bonitas por muito mais tempo.

Preparando as Roupas para Lavagem

Primeiramente, comece separando as roupas que serão lavadas juntas, por exemplo, roupas brancas não devem ser lavadas juntamente com coloridas, evitando possíveis manchas. Após isso, separe também as peças com tecidos mais pesados com jeans e sarja, dos tecidos mais delicados como sedas, chiffon, e tecidos de algodão mais finos, evitando que durante a lavagem os tecidos mais pesados danifiquem os delicados.

É recomendado também que as roupas pretas sejam lavadas somente com roupas da mesma tonalidade, evitando que sejam desbotadas ou fiquem cheias de pelinhos das peças de outras cores.  Depois de separar as roupas providencie o tratamento das sujeiras e manchas mais difíceis das peças com produtos específicos, como um removedor de manchas e deixe-as de molho.

Como lavar roupas

Utilizando a Máquina de Lavar Roupas

Normalmente, cada máquina de lavar roupas possui um tipo de procedimento na hora de ser manuseada e para utilizar corretamente o equipamento, é melhor que seja lido o manual de instruções. Mas existem alguns procedimentos que devem ser tomados em qualquer equipamento, por exemplo, todas as máquinas possuem um limite de peso que suportam para cada lavagem, e este peso não deve ser ultrapassado. Também se deve observar os tipo de ciclos que a máquina possui, e sempre procurar o utilizar o ciclo correto para as roupas que serão lavadas.

Quais tipos de sabão utilizar nas lavagens?

Os produtos escolhidos para as lavagens são muito importantes para a preservação e limpeza das roupas, e é sempre bom ler o rótulo do produto antes de adquiri-lo evitando a compra de produtos com finalidade divergente da que você deseja.  Para lavar as roupas na máquina, dois tipos de sabão podem ser utilizados, o sabão em pó comum e o sabão líquido. Se você for lavar as roupas manualmente, antes de jogá-las na máquina (tirando o excesso da sujeira) escolha o sabão em barra que permite maior remoção de sujeira.

Para lavar as roupas à mão antes de colocar na máquina, prefira utilizar o tanque, que certamente facilitará na hora de enxaguar e esfregar as peças. Se você não possui máquina de lavar e sim o conhecido tanquinho, lembre-se de que as roupas não podem ser colocadas diretamente no equipamento, pois este não possui capacidade de lavagem por si só, o tanquinho serve apenas como auxiliador na hora de bater e enxaguar as peças.

Para mais dicas, assista a este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=dHqHg3B3kW4

>