Como Lavar Roupas de Algodão

Peças de algodão, apesar de muito populares, precisam de cuidados na hora da lavagem para garantir sua durabilidade

Artigo publicado por Maria nas categorias: Casa, Dicas, Limpeza

Certamente, uma grande quantidade de suas roupas é de algodão, isto porque as peças mais comuns são confeccionadas com este material, por exemplo, camisetas, blusas, camisas, meias, jeans entre outras. Estas roupas são feitas de tecidos muito mais confortáveis e o melhor de tudo são bem mais resistentes a lavagem e não requerem muitos cuidados especiais. Portanto, para limpar grande parte das peças do seu armário, você precisa saber como lavar roupas de algodão .

Lavando roupas de algodão

A máquina de lavar é uma ótima opção para quem deseja lavar roupas de algodão com praticidade, mas alguns cuidados devem ser tomados para não danificar as peças. Primeiro, separe as peças por cores, por exemplo, roupas brancas devem ser lavadas somente com peças da mesma cor e neste caso você poderá optar por utilizar água quente na lavagem facilitando a remoção de manchas. Agora se for lavar roupas pretas use somente água fria, pois a quente pode desbotar as peças.  Utilize detergente em pó ou líquido como preferir e não esqueça o amaciante.

Como lavar roupas de algodão

Como lavar blusas e camisetas de algodão de cor preta sem deixar pelos?

Os pelos ou bolinhas formados na superfície do tecido de algodão surgem por causa do rompimento das fibras, e além de causar um efeito desgastado, também causa aparência desbotada. Para evitá-las basta utilizar um detergente desenvolvido especificamente para a lavagem de tecidos de algodão, dessa maneira as fibras não romperão com facilidade e os pelos ou bolinhas não surgirão. Mas se o tecido já está com a superfície repleta de pelos ou bolinhas o melhor é utilizar uma escova para removê-las.

Dicas e cuidados na lavagem de roupas de algodão

Dissolva sempre o sabão em pó quando for deixar as roupas de molho;

Jamais utilize alvejantes que contenham cloro;

Para evitar pelos em camisetas pretas de algodão procure lavá-las com roupas da mesma tonalidade, além de se certificar de que o interior da sua máquina esteja limpo também utilize um sabão em pó específico para roupas pretas;

Procure observar na etiqueta da peça de existem instruções específicas de lavagem e as siga corretamente caso positivo;

Seque as peças sempre à sombra;

Evite o excesso de sabão em pó (este produto em excesso acelera o aspecto de envelhecimento das peças).

>