Certidão Negativa de Débitos

Saiba como e onde retirar e autenticar sua Certidão Negativa de Débitos.

Artigo publicado por Maria nas categorias: Documentos, Variedades

A Certidão Negativa de Débitos ou CND é um documento que você pode utilizar para comprovar que não possui nenhuma pendência junto aos órgãos públicos e para empresas, serve para comprovar que a mesma está em situação regular junto à Receita Federal. Fazer o pedido de Certidão Negativa de Débito é bem simples porém muitas pessoas não conhecem o procedimento a acreditam que seja um processo longo e trabalhoso.

Para que serve a CND?

Você pode utilizar a sua Certidão Negativa de Débitos nas mais variadas situações, as principais e mais solicitas são em casos de compra e venda de imóveis, solicitar financiamentos de imóveis, automóveis ou qualquer outro tipo, espólio (herança), saída definitiva do país entre diversas outras situações.

CND

Como tirar a Certidão Negativa de Débito?

Se você tem contribuições previdenciárias, pode retirar esse documento pela internet ou diretamente na Receita Federal.

Visite o site da receita para mais informações sobre postos mais perto de você ou para ter acesso e consultar online o formulário da Certidão Negativa de Débitos.

Como autenticar a Certidão Negativa de Débito?

No próprio site da Secretaria da Fazenda do seu estado, você encontra a opção da emissão da Certidão Negativa de Débito autenticada. Esse pedido pode ser feito juntamente a um número de inscrição dado pela Receita Federal ou simplesmente pelo seu CPF ou CNPJ.

Como solicitar pela internet

Como falamos mais acima, essa solicitação é feita pelo site da Receita Federal na aba “Certidões e situação fiscal”. Após selecionar a opção Certidão Negativa de Débito, basta preencher o formulário e se não tiver nenhuma pendência, sua certidão poderá ser impressa.

Caso seu CPF ou CNPJ apresente alguma pendência você que se dirigir a algum posto de atendimento da Receita para regularizar a pendência.

Quanto tempo demora para a obtenção da certidão?

Se você fizer pela internet, essa certidão é liberada no mesmo instante que você preenche o formulário e o sistema da Receita não identifica nenhuma pendência. Caso você faça em algum posto da Receita, o prazo solicitado pelo órgão é de no máximo 10 dias úteis a partir do pedido do documento ou liberação das pendências.

  • gustavo disse:

    boa materia !

  • >