Carteira de Motorista

Aprenda quais os procedimentos para tirar carteira de motorista no Brasil

Artigo publicado por Maria nas categorias: Dicas, Documentos, Variedades

A carteira nacional de habilitação ou CNH é um documento exigido pelo Departamento de Trânsito do Brasil, DETRAN, para que uma pessoa possa dirigir livremente dentro do território brasileiro. Você pode tirar sua carteira de habilitação logo quando completar a maioridade e terá que passar por um processo de avaliação com exame prático e exame teórico. E como muitas vezes algumas pessoas desistem por medo ou falta de informação, vamos explicar detalhadamente qual o procedimento necessário para você tirar sua carteira de motorista para poder dirigir tranquilamente.

Como tirar a carteira de motorista?

O processo começa com a escolha de uma auto escola, lugar onde você aprenderá a dirigir assim como será encaminhado ao Detran no final do processo para testar sua desenvoltura com o veículo.

Na auto-escola, você passará por aulas teóricas onde aprenderá tudo sobre a nossa legislação de trânsito, aprender noções de primeiros socorros e conhecer todas as placas de trânsito. No final das aulas teóricas, você prestará um exame por escrito que testará sua aptidão e seu conhecimento para pode seguir para as aulas práticas.

Drivers license

Após passar no exame teórico, você poderá pegar o carro para começar a prova prática para tirar carteira de motorista. Esse período é importante pois você não somente aprenderá de fato a dirigir como aprenderá dicas que facilitarão na hora da sua prova com os fiscais do Detran.

No final desse processo, você prestará outro exame e caso seja aprovado, receberá uma carteira provisória e poderá dirigir, porém com alguns cuidados, pois só terá sua carteira definitiva após um ano de aprovado.

Carteira de motorista internacional

Caso você queira viajar para fora do Brasil e precise solicitar uma carteira internacional de habilitação, você terá apenas que fazer o pedido junto ao DETRAN da sua cidade. Caso o país exija algum tipo de teste ou prova, você poderá fazer aqui no Brasil ou no país ao qual se destinará sua habilitação.

Para saber ao certo qual o procedimento de cada país e como fazer para realizar os testes, você precisa apenas visitar o site do DETRAN da sua cidade. Para carteiras internacionais em países como nos EUA que o procedimento é bem semelhante ao nosso, você precisará apenas pedir uma carteira com o selo internacional.

Você não poderá solicitar carteira internacional de habilitação caso esteja com sua carteira provisória.

Como renovar a carteira de motorista?

Você poderá renovar sua CNH no DETRAN ou em postos credenciados, como acontece com o PoupaTempo, em SP. Os documentos necessários para esse serviço podem ser encontrado no site do DETRAN ou do próprio PoupaTempo. Não esqueça de nenhum documento, pois o procedimento é severo.

Para mais dicas sobre carteira de habilitação, assista ao vídeo abaixo:

>