Licenciamento do Carro – CRLV

Entenda mais sobre o CRLV, imposto cobrado pelo licenciamento de veículos automotores

Artigo publicado por Maria nas categorias: Carros, Documentos, Variedades

Assim como o IPVA, o licenciamento de carros é cobrado todos os anos de seus proprietários. Por ser um imposto obrigatório, muitas pessoas pagam, mas não sabem o significado do mesmo e para que serve, de fato, licenciar um carro. Então vamos entender bem como tudo funciona.

O que é?

O licenciamento ou CRLV é um documento expedido pelo DETRAN para comprovar que você tem um veículo totalmente regular e liberado para transitar livremente por todo o território brasileiro.

A Renovação anual do Certificado do Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) só pode ser liberada pelo DETRAN após você pagar o seu IPVA e qualquer multa existente durante o ano.

Como funciona?

Efetuando o pagamento da licenciatura do seu veículo, você automaticamente estará comprovando que cumpriu com todas as suas obrigações para com o DETRAN. Quando for abordado, você comprovará que seu veiculo está regular com a apresentação desse documento, por isso existe a obrigatoriedade de porte do CRLV juntamente ao documento do carro.

CRLV

Consultar CRLV

A consulta do CRLV do carro pode ser feita no site do DETRAN do seu estado. Caso você não saiba, basta fazer uma pesquisa rápida no Google colocando “Detran” e o nome da sua localidade.

Com o número do CRLV em mãos, você também pode pesquisar outros problemas com o veículo. O site “Combate ao Crime”, oferece um serviço que portando a numeração do licenciamento do seu veículo, você pode saber se existe algum processo criminal corrente contra o mesmo. Visite este link e saiba mais.

2ª Via CRLV

Se o CRLV não chegou ou se você não pôde pagar a tempo e não tem mais o boleto, pode retirar a segunda via do CRLV facilmente. Basta se dirigir a um posto do Detran mais próximo com a sua carteira de identidade (original e cópia autenticada) e o CRLV do ano anterior (original e cópia). Caso tenha extraviado este documento por roubo ou perda fatual (quando se perde documentos na rua), você terá que apresentar um boletim de ocorrência juntamente à documentação.

Para mais informações sobre o CRLV, assista ao vídeo abaixo:

  • nem lima disse:

    comprei uma moto paguei o licenciamento 2013 mas ela ainda está no nome do ex dono que foi embora pro interior muito longe e o crlv não está em lugar nenhum, eu consigo tirar a segunda via aqui em minha cidade sem precizar dele?

  • >